Com quantos meses o bebê senta?

Sentar é um marco muito importante no desenvolvimento da motricidade, pois o controle muscular adquirido nesta fase irá lançar as bases que permitirão, mais tarde, ao bebê aprender a engatinhar e, finalmente, a andar.

E claro, como todos os marcos importantes, também este pode suscitar dúvidas e ansiedade nos pais, pelo que preparamos para você um artigo em que explicamos passo a passo como tudo acontece.

Com quantos meses o bebê começa a sentar?

Não há propriamente uma idade definida, pois o ritmo individual de desenvolvimento pode variar bastante, mas a maior parte dos bebês conseguem permanecer sentados com apoio entre os 3 e os 5 meses de idade.

Mas permanecer sentado sem ajuda requer que o bebê tenha controle do movimento da cabeça e para isso é necessário que os músculos do pescoço se desenvolvam um pouco mais, o que acontece por volta dos 6 meses.

Por isso, é de esperar que entre os 7 e os 8 meses o bebê consiga permanecer sentado sem ajuda, por períodos relativamente longos, podendo em alguns casos ser capaz de se erguer da posição de deitado para sentado ou mesmo começar a engatinhar.

Como ajudar o bebê a aprender a sentar?

É muito importante que o bebê passe algum tempo por dia brincando de bruços. Essa atividade, muitas vezes referida pelo termo inglês “tummy time” ou “belly time” (hora da barriga), é essencial no desenvolvimento do controle do pescoço e cabeça, bem como para adquirir força nos braços, que ajudarão o bebê a se equilibrar quando este finalmente aprender a sentar.

Essa “hora da barriga”, sempre supervisionada por um adulto, deve fazer parte da rotina diária do bebê, de forma a facilitar o desenvolvimento da capacidade de sentar e, mais tarde, de engatinhar.

Para este exercício poderá usar um tapete de atividades, mas uma manta no chão com brinquedos que o bebê possa manipular também serve perfeitamente.

Os bebês mais novos, que ainda não controlam bem a cabeça, poderão sentir-se um pouco frustrados com este exercício, mas é importante realizá-lo, mesmo que apenas por curtos períodos de tempo. À medida que o bebê cresce, o tempo passado de bruços poderá irá aumentando, tendo sempre o cuidado de tornar a atividade agradável, para que o bebê não associe a “hora da barriga” a algo aborrecido ou frustrante.

Outra forma de ajudar o bebê a sentar é colocá-lo na posição sentada, com as costas apoiadas e e rodeado de almofadas para prevenir possíveis quedas.

Os bebês mais pequenos terão uma maior tendência para cair para a frente ou para os lados, uma vez que o controle da cabeça ainda não lhes permite um grande equilíbrio. No caso de bebês mais crescidos (a partir dos 5 – 6 meses), poderá não ser necessário um apoio para as costas, mas é essencial colocar almofadas em volta, pois se o bebê ficar cansado de estar sentado, poderá deixar-se cair.

Tal como a “hora da barriga”, esta atividade deve ser sempre supervisionada por um adulto.

<

Se tiver crianças mais velhas, poderá também incluí-las nestas atividades, mas nunca as deixe sozinhas cuidando do bebê.

O bebê tem mais de 9 meses e ainda não consegue sentar

Todas as crianças têm ritmos de desenvolvimento diferentes e o fato de aprender a sentar mais tarde não é necessariamente preocupante, especialmente se o seu bebê tiver nascido prematuro.

No entanto, por precaução, convém falar com o pediatra se o seu bebê ainda não conseguir sentar sem apoio por volta dos 9 meses de idade.

O que esperar a seguir

Após conseguir sentar-se de forma independente, o seu bebê irá começar a movimentar-se para explorar o espaço em seu redor, aprendendo progressivamente a engatinhar e, em alguns casos, diretamente a andar.

Em resumo

Qual a importância de aprender a sentar?

Aprender a sentar é uma competência central para a locomoção, lançando as bases para que o bebê possa engatinhar e mais tarde, andar.

Em que momento o bebê aprende a sentar?

De uma forma geral, os bebês começam a sentar com ajuda por volta dos 3 a 5 meses, conseguindo fazê-lo de forma independente a partir dos 6 meses.

Por volta dos 8 – 9 meses, o bebê deverá ser capaz de passar períodos consideráveis de tempo brincando sentado. Nessa altura é também provável que alguns bebês tenham já começado a engatinhar.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Reddit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *