Como preparar a mamadeira

Preparar a mamadeira não é difícil e é algo que se torna intuitivo com algum treino. No entanto, é necessário seguir alguns passos simples para garantir que o seu bebê recebe a quantidade de alimento necessária, nas melhores condições.

Além disso, é importante saber em que situações é necessário esterilizar a mamadeira e quais os métodos mais indicados para fazê-lo.

Como preparar a mamadeira

No caso de estar utilizando uma mamadeira pela primeira vez, deve esterilizar todos os seus componentes previamente (mamadeira, bico e anel).

Preparar a mamadeira com leite em pó:

  • Lave a mamadeira e os bicos com água quente e sabão.
  • Ferva a água que vai ser utilizada para a preparação do leite e deixe amornar.
  • Encha a mamadeira, misturando as quantidades corretas de leite em pó com água morna.

Além do leite em pó, a mamadeira também pode ser útil para alimentar o seu bebê com leite materno quando você não pode estar presente ou em alturas em que seja menos prático amamentar o seu bebê.

Preparar a mamadeira com leite materno:

  • Lave ou esterilize a mamadeira.
  • Aqueça o leite em banho-maria ou debaixo de uma torneira de água quente. Nunca ferva o leite ou use o micro-ondas.
  • Encha a mamadeira com o leite materno previamente aquecido.

O uso do micro-ondas é desaconselhado para aquecer o leite materno, pois pode deteriorá-lo fazendo com que perca propriedades importantes. Além disso, o micro-ondas não aquece o leite de um modo uniforme, podendo aquecer demasiado algumas partes causando o risco de queimadura no bebê.

Como manter a mamadeira limpa

Lavar mamadeira
Lavando a mamadeira | Foto: Adobe Stock

Após cada utilização deve lavar a mamadeira com água morna e sabão, deixando-a escorrer em seguida.

Lavar o bico da mamadeira
Lavando o bico da mamadeira com uma escova | Foto: Adobe Stock

Preste especial atenção à limpeza do bico, utilizando de preferência uma escova apropriada para este fim.

Como esterilizar mamadeira

As formas mais usuais de esterilizar a mamadeira são:

Esterilizar a mamadeira em água a ferver:

Antes de utilizar pela primeira vez, coloque a mamadeira, bicos e anéis em água a ferver durante cinco minutos. Seque-os ao ar, colocando-os em cima de uma superfície limpa até que estejam completamente secos.

Esterilizar a mamadeira no micro-ondas:

Se utiliza mamadeiras de plástico, é aconselhável não as ferver pois podem libertar químicos nocivos, sendo nesse caso, indicada a utilização do micro-ondas:

  • Lave a mamadeira e os acessórios.
  • Encha a mamadeira até meio com água e coloque-a de pé no micro-ondas durante cerca de um minuto e meio. Se necessitar de mais do que uma mamadeira, esterilize-as uma de cada vez.
  • Coloque os acessórios (bicos e anéis) num recipiente próprio para micro-ondas e cubra-os com água. Esterilize durante um minuto e meio.

Usar um esterilizador de mamadeira:

Esterilizador de mamadeira
Esterilizador de mamadeira | Foto: Adobe Stock

Os esterilizadores podem funcionar com recurso a vapor de água ou com um agente químico (esterilização a frio).

Esterilização a vapor

Os esterilizadores a vapor podem ser autónomos, consistindo num aparelho eléctrico que ferve a água contida num recipiente colocado por baixo das mamadeiras, de forma a libertar vapor, esterilizando-as. Em alternativa, existem esterilizadores para micro-ondas com dois compartimentos separados por uma rede (um compartimento inferior com água e outro para as mamadeiras), que funcionam de forma semelhante, com a diferença de que neste caso a água é fervida pelo micro-ondas.

<

Da mesma forma que a fervura, a esterilização a vapor atinge altas temperaturas, pelo que é necessário deixar arrefecer os objetos esterilizados antes de os manusear.

Esterilização a frio

A esterilização a frio necessita de uma solução química que permite a desinfecção das mamadeiras ou outros objectos nela mergulhados. A esterilização química é mais demorada do que a esterilização a vapor e requer cuidados extra para evitar a contaminação das mamadeiras com o agente químico. Mais do que para mamadeiras, este processo pode ser útil na desinfecção de brinquedos ou utensílios que não suportem a esterilização a altas temperaturas.

É necessário esterilizar a mamadeira todas as vezes?

Se você utilizar água da rede pública e esta for de boa qualidade, não deverá ser necessário repetir a esterilização. No entanto, se você utilizar água de um poço ou não estiver segura da qualidade da água, deve esterilizar a mamadeira a cada utilização.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Reddit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *