Chá na gravidez é seguro?


Consumo de chá na gravidez: sim ou não?

Uma chávena de chá quente é sempre agradável, mas será que pode ser tomada sem problemas durante a gravidez?

A planta do chá, que serve para fabricar tanto o chá preto como o chá verde, é uma fonte de teofilina também conhecida como teína. Esta substância tem um efeito praticamente igual ao da cafeína, sendo por isso comum dizer-se que o chá contém cafeína.

No caso do chá preto a quantidade de cafeína é maior do que no chá verde, o que o torna um estimulante mais forte. Ainda assim, o chá preto contém menos cafeína do que o café e o seu efeito no organismo é mais gradual, sem causar o “pico” de estimulação normalmente associado ao café.

O que dizem os médicos?

A respeito do consumo de bebidas com cafeína, a maioria dos médicos recomenda um consumo moderado durante a gravidez, ou seja, abaixo dos 200mg diários ou 4 xícaras de chá. No entanto existem alguns casos, como a pressão arterial alta em que mesmo um consumo moderado é desaconselhado.

Mesmo que seu médico não desaconselhe o consumo moderado de chá, você deverá evitar o chá em folha pois este produz uma infusão mais forte e torna mais difícil controlar a concentração do chá. Prefira em vez disso utilizar chá de saqueta, pois se você seguir à risca as instruções de preparação irá garantir que toma sempre a mesma dose de chá.

Não posso tomar chá, devo optar por infusões de ervas?

Embora seja comum pensar que as infusões de ervas não fazem mal, a verdade é que os seus efeitos estão pouco estudados e algumas plantas normalmente consideradas inofensivas, como a camomila, tem sido relacionadas com casos de contrações uterinas que resultaram em aborto.

Convém ainda lembrar que as infusões de erva-mate, como o chimarrão, contém cafeína e por isso não poderão ser tomadas se o seu médico desaconselhar o consumo de chá e café.

Em muitos sites você poderá encontrar testemunhos de mulheres que dizem que essa ou aquela infusão não faz mal durante a gravidez, mas não se esqueça que são apenas opiniões baseadas na experiência pessoal e o que não faz mal a uma pessoa poderá ser nocivo para outra.

Por isso deverá consultar seu médico antes de tomar qualquer tipo de infusão, mesmo que se trate de uma infusão caseira e aconselhada por familiares.

As infusões concebidas para grávidas, são seguras?

As infusões “para grávidas” podem até ser inofensivas, mas a falta de estudos que comprovem a sua segurança faz com que sejam consideradas da mesma forma que qualquer outra infusão de ervas.

Por esse motivo, fale com o seu médico antes de usar uma infusão desse tipo pois essas infusões são normalmente uma mistura de várias ervas e podem conter algo que seja nocivo para você ou para o seu bebê.

2 thoughts on “Chá na gravidez é seguro?

  • 16 de agosto de 2015 em 21:39
    Permalink

    Pode ou não pode ?

    Resposta
    • 19 de agosto de 2015 em 01:10
      Permalink

      Caro Cláudio,

      Como mencionamos no artigo, depende da situação clínica da gestante. Embora a maioria das gestantes possa tomar chá ou café com moderação, em certos casos, como a hipertensão na gravidez, o consumo destas bebidas é desaconselhado.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.