Beber água na gravidez


Água na gravidez: a importância da hidratação

O nosso corpo é constituído por aproximadamente 60% de água, o que torna evidente a importância do consumo de água na gravidez. Entre outras funções, a água ajuda nosso corpo a regular a temperatura, a transportar nutrientes e a excretar substâncias desnecessárias ao organismo.

Água na gravidez: quanta beber?
Foto: Adobe Stock

Quanta água devo beber por dia?

Deve tentar beber em média 8 copos de água por dia, ou seja, à volta de 1,5 litros de água, que podem ser obtidos consumindo água ou outros líquidos.

Qualquer alimento líquido conta para esse cálculo pois a sopa, o leite, os refrigerantes, o chá e o café são fontes de água.

Porém, nem todas as fontes de água são aconselhadas: Os refrigerantes devem ser evitados ao máximo devido ao seu alto teor de açúcar e as bebidas com cafeína, como o chá ou café, devem ser consumidas com a devida moderação.

É possível beber demasiada água?

Sim, e o consumo de água em excesso pode ser muito perigoso, causando intoxicação por água ou hiponatremia, devido a um desequilíbrio dos eletrólitos que causa alterações graves das funções cerebrais.

Porém, se você mantiver o seu consumo diário dentro dos valores aconselhados e não consumir demasiada água num curto período de tempo, não correrá qualquer risco.

Café ou chá desidrata?
Foto: Bigstock.com

Se beber chá ou café vou desidratar?

Não, isso é um mito. O chá e o café têm um efeito diurético mas a perda de água através da urina é mínima e não é suficiente para “desidratar”. Por isso, se o seu médico não fizer nenhuma objeção, uma chávena de chá é uma ótima forma de contribuir para a quota diária de água.

No entanto, o consumo de bebidas com cafeína não deve ser a sua principal fonte de água, em vez disso opte por água, leite, sopas ou sucos.

Como saber se estou desidratada?

O primeiro sinal de desidratação é sede, mas é algo que pode passar quase despercebido se você estiver demasiado ocupada com alguma tarefa.

É muito frequente esquecermo-nos de beber água em situações de maior trabalho ou estresse, o que pode levar ao aparecimento de outros sintomas associados à desidratação:

  • Dor de cabeça
  • Falta de energia
  • Falta de concentração
  • Urina mais concentrada e escura

Por isso, é muito importante manter rotinas que a obriguem a hidratar. Quando estiver trabalhando faça pausas regulares para andar um pouco e beber água, assim além de hidratar estará também se movimentando. Isto é importante para evitar problemas de circulação que são muito frequentes na gravidez e podem causar sequelas, como é o caso das varizes.

Em resumo

A água é essencial para o funcionamento do seu organismo, por isso beba à volta de um litro e meio por dia mas evite refrigerantes e reduza as bebidas com cafeína.

Inclua sopas e sucos em sua dieta e defina rotinas para ajudá-la a beber água enquanto trabalha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.