Guia da Grávida

Com quantas semanas o bebê começa a mexer?

Desenvolvimento fetal: os primeiros movimentos!

Sentir os primeiros movimentos do bebê é um momento emocionante para qualquer mãe pois o bebê deixa de ser uma mera ideia ou uma imagem num monitor de ultrassom, agora é possível senti-lo!

Tudo se torna mais real e a noção de que um novo ser humano está crescendo dentro de você será mais forte do que nunca, iniciando uma ligação afetiva que perdurará pela vida.

Esse momento mágico ocorre geralmente por volta das 20 semanas, mas pode acontecer um pouco antes ou um pouco depois, até às 24 semanas.

Quando o bebê começa a mexer?

Embrião no útero | Foto: Adobe Stock

 

Na verdade, os movimentos fetais começam bem antes das 20 semanas, apenas não é possível senti-los. E se você já fez o ultrassom do primeiro trimestre terá, com certeza, reparado que o seu bebê já mexe bastante nessa altura.

O bebê começa a mover-se por volta das 7 semanas, porém os primeiros movimentos apenas começam a ser sentidos entre as 16 e as 24 semanas.

Algumas mães descrevem os primeiros movimentos como a sensação de que algo está borbulhando, chegando a confundi-los com gases ou indigestão, enquanto outras descrevem esses movimentos como uma sensação semelhante a “borboletas na barriga”. Mas à medida que a gravidez avança, os movimentos vão se tornando mais nítidos e você poderá distingui-los mais facilmente, notando a diferença entre chutes, cambalhotas ou mesmo soluços!

Se por volta das 24 semanas ainda não tiver notado qualquer movimento, é aconselhável consultar o seu médico para saber se tudo está correndo bem. Nesses casos, o seu médico irá verificar os batimentos cardíacos do bebê e se for necessário efetuará um exame de ultrassom para descartar possíveis problemas.

Movimentos fetais: aprenda a reconhecer o padrão diário

Por volta das 28 semanas de gestação, o seu bebê deverá ter um padrão diário de movimento bem definido ao qual você já estará acostumada.

Alguns especialistas consideram útil manter um registro dos movimentos do bebê, a fim de detectar facilmente qualquer anomalia.

No entanto, vários especialistas desaconselham esse método, pois o controle exaustivo dos movimentos do bebê pode conduzir a aumento da ansiedade da mãe, causando estresse desnecessário durante um período que deve ser encarado da forma mais tranquila possível.

Por isso, é bom que você tenha uma ideia geral do movimento normal do bebê, mas não vale a pena fazer registros demasiado pormenorizados, pois apesar de regular, a atividade do bebê pode variar um pouco ao longo do tempo, sem que isso signifique a existência de um problema.

No entanto, se você notar um aumento súbito da atividade ou um decréscimo acentuado da mesma, é aconselhável que contate o seu médico para descartar possíveis problemas com o seu bebê.

O que fazer quando o bebê não se mexe?

Em primeiro lugar, tente perceber se isso não faz parte do padrão normal do movimento do bebê, pois há alturas do dia em que o bebê pode estar menos ativo, uma vez que começa a desenvolver o seu próprio padrão de sono.

Se você achar que a ausência de movimento é estranha, e não faz parte do padrão diário do bebê, tente uma das seguintes dicas:

Se essas dicas não resultarem ou você continuar preocupada, pode realizar o seguinte teste:

Permaneça deitada sobre um dos lados do corpo, durante pelo menos 2 horas. Nesse período de tempo deverá sentir pelo menos 10 movimentos distintos do bebê.

Se ao fim de duas horas o seu bebê não tiver feito pelo menos 10 movimentos, você deverá contatar o seu médico ou dirigir-se ao hospital para despistar possíveis problemas.

Quando deve contatar o médico

Nem sempre o decréscimo ou ausência de movimento constitui um sinal de problemas, podendo fazer parte do ritmo normal do bebê.

No entanto, você deverá contatar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital se:

É importante manter a calma e saber que na maior parte das vezes, essas alterações de movimento não têm significado clínico e os médicos acabam por concluir que tudo está bem com o bebê, mas é fundamental estar atenta e procurar ajuda sempre que estas alterações ocorram.

O movimento do bebê ao longo da gravidez

O tipo de movimentos do seu bebê variam ao longo da gravidez, aumentando de intensidade e frequência até as 32 semanas, altura em que tendem a estabilizar.

No final da gravidez, entre as 36 e as 40 semanas, a sensação causada pelos movimentos do bebê pode mudar um pouco, uma vez que estes tendem a ser mais espaçados (mas mais fortes), devido à progressiva falta de espaço no útero.

Ao longo da gravidez, você também irá notar que o ciclo de atividade do bebê pode não coincidir exatamente com o seu, podendo mesmo haver uma menor atividade durante o dia e uma grande atividade quando você se prepara para dormir.

Monitorar os movimentos do seu bebê é também uma oportunidade de comunicar com ele através do toque e da voz, por isso aproveite esses momentos para estreitar os laços com ele.

Em resumo

Familiarize-se com o ritmo diário do seu bebê e tente perceber em que alturas do dia este é mais ativo, de forma a poder detectar eventuais mudanças na sua atividade.

Recorra ao médico sempre que houver alterações notórias e inesperadas no movimento do seu bebê.

Sair da versão mobile