Como cuidar do cabelo durante a gravidez


Cuidados com o cabelo na gravidez

A gravidez não é apenas preparar-se para o parto ou preocupar-se com o desenvolvimento do bebê.

Cuidar de sua aparência é também muito importante, pois aumentará sua autoestima e confiança, algo que por vezes vacila um pouco com as mudanças físicas que acontecem durante a gravidez.

Mas como você irá perceber, nem tudo é fácil no mundo da beleza feminina durante a gestação. No entanto, com um pouco de paciência e imaginação é possível contornar esses obstáculos.

O cabelo não cresce da mesma forma

Normalmente, o seu cabelo passa por um processo de renovação contínuo. Enquanto o cabelo novo cresce, o velho vai caindo, chegando a perder até 100 fios de cabelo por dia.

Durante a gravidez, devido às alterações hormonais, esse processo fica completamente baralhado e o seu corpo deixa de rejeitar o cabelo velho da mesma forma, fazendo com que o volume aumente, tornando seu cabelo mais denso.

Em alguns casos mais raros, a queda de cabelo torna-se mais frequente do que o normal, fazendo com que o cabelo fique mais rarefeito.

Isso poderá trazer algumas dificuldades na hora de pentear e poderá não conseguir que fique com o aspecto habitual. Mas isso pode ser uma ótima oportunidade para experimentar novos estilos de penteado ou um corte de cabelo diferente.

Quanto menos químicos, melhor

Se costumava pintar o cabelo ou fazer tratamentos, poderá ser a hora de parar. Embora não existam muitos estudos sobre os efeitos dos produtos capilares na gravidez, é mais prudente evitar ao máximo a utilização de químicos durante esse período, uma vez que alguns produtos utilizam químicos perigosos para o bebê como o formol que é utilizado nas permanentes ou o chumbo, presente em algumas tinturas.

Se tiver dúvidas acerca da utilização de um determinado produto, tome nota de sua composição e fale com o seu médico para saber se essa combinação particular de ingredientes pode prejudicar sua gravidez.

Muitas mulheres optam por produtos naturais durante a gravidez. No entanto, alguns componentes podem ser perigosos para o desenvolvimento do bebê, por isso deverá falar com o seu médico antes de usá-los.

De uma forma resumida:

Evite:

  • Permanentes ou escova progressiva, devido à utilização de formol
  • Tinturas ou outros produtos que contenham amônia ou chumbo
  • Xampus de tratamento ou fortalecimento capilar, sem consultar antes o médico, pois estes podem conter substâncias nocivas para o bebê.

Use:

  • Xampus hipoalergênicos
  • Tinturas, xampus e outros produtos naturais, desde que aprovados pelo seu médico.

Depois da gravidez o cabelo volta ao normal

O ciclo de crescimento do cabelo irá voltar ao normal depois do parto, mas prepare-se para uma queda de cabelo fora do habitual.

Cerca de três a seis meses após o fim da gravidez, com o restabelecimento progressivo dos níveis hormonais, o cabelo que se acumulou durante a gestação começa finalmente a cair, podendo mesmo chegar a ser um pouco assustador, mas não se preocupe pois será apenas o seu corpo se reajustando e a partir dai terá de volta o seu cabelo habitual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.