Como funciona o teste de gravidez da farmácia?


O teste de gravidez da farmácia: saiba como funciona

O teste de gravidez que você pode encontrar em qualquer farmácia detecta os níveis do hormônio hCG na urina. Para além das análises de sangue, esse teste é a única forma fiável para determinar se você está ou não grávida, uma vez que os sintomas típicos da gravidez nem sempre estão presentes nas primeiras semanas.

A gonadotrofina coriônica humana é um hormônio que apenas está presente em caso de existir uma gravidez, o que faz com que os testes tenham um grau de acerto bastante elevado.

Como usar o teste de gravidez

A aparência e o modo de utilização dos testes de gravidez de farmácia pode variar um pouco conforme as marcas, por isso siga as instruções à letra.

Os testes são normalmente compostos por uma tira que poderá ser mergulhada na urina (num copo) ou então colocada debaixo do fluxo de urina.

As tiras são compostas de um material sensível ao hCG e à urina, que revela uma linha no caso de não haver gravidez e duas linhas no caso do resultado ser positivo. Existem também outras formas de apresentação, como uma cruz (+) para positivo e o sinal (-) para um teste negativo.

Qual é o grau de eficácia do teste de gravidez?

O grau de eficácia é muito alto, e muitos fabricantes anunciam uma taxa de 99% de acerto, mas por vezes ocorrem falsos negativos quando o teste é feito demasiado cedo.

Qual é a melhor altura para fazer o teste de gravidez?

Segundo os fabricantes, os testes de gravidez são eficazes a partir do primeiro dia de atraso da menstruação, mas para uma maior segurança é recomendado fazer o teste entre 3 e 7 dias após essa data.

O teste de gravidez deu negativo

Algumas mulheres têm níveis de hCG muito baixos no início da gravidez e por vezes o teste não consegue detectá-los à primeira tentativa, dando um falso negativo. Por isso, se a menstruação não voltar entretanto, repita o teste uma semana a 10 dias após o primeiro teste.

No caso de dar negativo novamente sem que tenha voltado a menstruação, deverá consultar o seu médico.

Não consigo perceber se o teste deu positivo

Raramente, os testes de gravidez podem dar resultados inconclusivos, como um segundo traço ou cruz demasiado tênues. Nesses casos proceda como se o teste tivesse dado negativo e repita dentro de 7 a 10 dias.

Se a linha não se tornar mais definida e menstruação não tiver voltado, consulte o seu médico pois é possível que esteja grávida mas não produza hCG suficiente para o teste funcionar corretamente.

O teste de gravidez deu positivo, o que devo fazer a seguir?

Se o teste der linhas perfeitamente definidas, parabéns! Pode confiar no resultado e marcar uma consulta com o seu médico para iniciar o seguimento pré-natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.