Como planejar a gravidez


A importância do planejamento da gravidez

Ter um filho é um passo importante na vida de um casal e muita coisa mudará na sua vida, especialmente se você for mulher, pois os cuidados a ter são maiores.

Engravidar é uma decisão do casal

Engravidar é algo que se faz a dois e o tempo em que o marido quase não se envolvia no processo pertence ao passado. É importante que ambos participem nas consultas pré-natais e que o seu parceiro faça também um check-up médico, pois essa criança vai precisar que ambos os pais estejam saudáveis para apoiar seu crescimento.

É importante também discutir os receios e expectativas que cada um tem em relação à gravidez, desse modo ambos se sentirão apoiados e envolvidos num projeto comum.

Aumente suas chances de engravidar mudando sua alimentação e melhorando o seu estilo de vida:

  • Beba água. O consumo de água melhora a circulação do sangue e regula a pressão arterial. É também importante na manutenção da mucosidade vaginal e para uma boa irrigação das paredes do útero. Deve beber pelo menos dois litros de água por dia para manter um bom nível de hidratação.
  • Evite o álcool e reduza o consumo de café. Aproveite também para parar de fumar e adote um estilo de vida mais saudável, controlando seu peso e fazendo exercício regularmente.
  • Inclua frutas e vegetais na sua alimentação e evite alimentos processados e enchidos. Evite também alimentos feitos à base de cereais refinados como pão branco ou bolos e substitua-os por alimentos integrais.
  • Coma alimentos ricos em ácido fólico, como o feijão preto ou lentilhas. Seu médico poderá ainda lhe receitar um suplemento de ácido fólico, para prevenir malformações fetais.
  • Não se esqueça dos alimentos que contêm Ômega 3 e 6, como peixes gordos e frutos secos, pois reforçam o sistema imunitário e contribuem para a qualidade dos óvulos e esperma.
  • Consulte também esse pequeno guia sobre alimentos que aumentam suas chances de engravidar.
Como planejar a gravidez
Foto: Bigstock.com

Consulte seu médico ginecologista

É importante saber se tudo está bem com seu sistema reprodutivo e também com sua saúde em geral.

O seu médico poderá prescrever vários exames e análises, sendo muito comum a prescrição do teste de Papanicolau, que consiste na coleta de material do colo do útero e permite diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e tumores do útero.

Aproveite ainda a consulta para falar sobre sua historia clínica e antecedentes familiares. Essa informação é muito útil para o seu médico poder diagnosticar possíveis problemas de saúde que podem ser prejudiciais ao bebê.

E marque também uma consulta com o seu dentista

A saúde dental é algo que muitas vezes deixamos para segundo plano. No entanto, problemas nas gengivas podem contribuir para um nascimento prematuro.

Planeje seus gastos tendo em conta o bebê

Ter um bebê é algo maravilhoso, mas também representa mais um membro para a família, mais uma pessoa a quem é necessário providenciar alimentação, roupa, estudos, etc.

Analise sua situação financeira e profissional e não decida com base apenas na emoção. Se a situação não for das melhores, há sempre alternativas, mas é preciso pensar nelas agora, não basta pensar “depois a gente dá um jeito”.

Conte também com despesas extra com saúde, especialmente nos primeiros anos de vida.

Prepare sua casa para a chegada do bebê

Precisa de mais espaço para o bebê? Precisa fazer uma reforma ou mudar de casa? Aproveite enquanto não está grávida para planejar essas mudanças, pois terá outras preocupações mais urgentes durante a gravidez.

A preparação da casa também torna “mais real” o projeto da gravidez, uma vez que estará construindo o espaço onde irão acontecer as próximas etapas da vida da sua família.

Como planejar a gravidez
Foto: Bigstock.com

Relaxe e divirta-se

Aproveite esse período em que está tentando engravidar para se divertir e namorar. E como as atividades radicais não são amigas da gravidez, aproveite agora para surfar, andar de bicicleta ou escalar uma montanha.

Se quiser, aproveite também para dormir mais um pouco, pois os próximos anos não lhe deixarão muito tempo livre para isso.

Agora é só começar a tentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.