Como saber se estou em trabalho de parto?


Como reconhecer os sinais do trabalho de parto

Com a gravidez chegando ao fim, você deve estar ansiosa pelo grande momento. Nessas últimas semanas que ainda faltam você provavelmente estará atenta a cada sinal do seu corpo, procurando saber se o momento do parto está chegando ou se é apenas mais um sintoma passageiro.

Nesse artigo que preparamos para você, vamos falar de alguns dos sinais que surgem nas semanas anteriores ao parto e ajudá-la a distingui-los dos sintomas que indicam o início do trabalho de parto.

Que sinais indicam a aproximação do trabalho de parto?

Embora não seja possível prever com exatidão o início do trabalho de parto, existem alguns sinais, nas semanas anteriores ao parto, que indicam que o corpo está se preparando para o parto:

  • Descida do bebê

Um dos primeiros sintomas, que é mais comum na primeira gravidez é sentir a “descida” do bebê. Isso acontece quanto o bebê atinge a sua posição final e “encaixa” no colo do útero, libertando algum espaço junto às costelas, o que torna mais fácil a respiração da mãe.

  • Aumento das contrações de Braxton-Hicks

Há uma tendência para o aumento da frequência e intensidade destas contrações durante as últimas semanas da gravidez, podendo em alguns casos provocar câimbras semelhantes às da menstruação. Esse aumento de contrações serve para dilatar o colo uterino e é uma indicação que o trabalho de parto poderá começar em breve.

  • Colo do útero mais fino

À medida que o momento do parto se aproxima o colo do útero irá ficando mais fino e dilatado, para facilitar a passagem do bebê. Embora você não consiga ver essa mudança, o seu médico irá detectá-la durante as consultas de seguimento da gravidez, percebendo assim se o início trabalho de parto está para breve.

Os sintomas são iguais para todas as mulheres?

Embora os sintomas sejam os mesmos, a experiência varia muito de mulher para mulher. Enquanto algumas mulheres notam mudanças graduais durante o último mês de gravidez, outras não sentem qualquer sintoma até ao início do trabalho de parto.

Sintomas do trabalho de parto

Existem alguns sinais característicos do início do trabalho de parto e será fácil para você reconhecê-los pois são bastante distintos dos sinais e sintomas que ocorrem durante as semanas anteriores ao parto. Ainda assim, se tiver dúvidas nada como falar com o seu médico.

  • Contrações

As contrações do parto são dolorosas e mais fortes que as contrações de Braxton-Hicks, sentidas por muitas mulheres durante a gravidez. Quando a sua duração é maior que 30 segundos e a frequência aumenta para cerca de uma contração a cada 5 minutos, é sinal de que o trabalho está começando.

  • Secreção vaginal com muco marrom

Quando o trabalho de parto está próximo, o tampão de muco que cobre o colo uterino sai. Isso geralmente quer dizer que o parto está prestes a acontecer, mas em alguns casos o tampão de pode sair vários dias antes do trabalho de parto ter início.

  • Rompimento da Bolsa Amniótica

O rompimento da bolsa amniótica é normalmente acompanhado de contrações e é o sinal mais característico do início do parto. Quando o rompimento ocorre dá-se a saída abundante de um líquido incolor ou ligeiramente amarelado e sem cheiro. Ao contrário da urina, é impossível controlar a saída desse líquido pelo que não haverá margem para confusão.

Por vezes o rompimento da bolsa acontece sem que haja contrações, mas mesmo nesses casos deverá dirigir-se ao hospital, pois as contrações do parto poderão ter início a qualquer momento.

Quando ligar ao médico ou ir para o hospital?

Se tiver algum do sintomas característicos do início do trabalho de parto deverá falar com o seu médico e este a aconselhará sobre a melhor atitude a tomar.

No caso da bolsa romper, além de falar com o seu médico, deverá dirigir-se para o hospital ou clínica onde pretende realizar o parto, pois este sinal indica que o parto está realmente iminente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.