Como saber se estou grávida: os 10 principais sintomas da gravidez


Os 10 principais sintomas da gravidez

A ausência de menstruação é o sinal mais característico da gravidez. Mas no caso de mulheres com ciclo menstrual irregular é bastante mais difícil perceber se a gravidez teve inicio. No entanto, existem outros sinais que a podem ajudar a perceber se está grávida.

Reconhecer esses sinais e procurar confirmação médica é muito importante, pois o seguimento pré-natal deve ter inicio o mais cedo possível, de forma a reduzir riscos de saúde e evitar hábitos que possam ser prejudiciais à gravidez.

Confira então os dez principais sintomas a que deve estar atenta:

  1. Corrimento vaginal cor-de-rosa

É um sangramento curto e pouco abundante, causado pela implantação do óvulo fecundado no útero e ocorre entre 6 e 12 dias após a ovulação. A cor rosada tem a ver com o fato do sangue estar diluído no fluido vaginal.

Apesar de ser um dos primeiros sinais, pode passar facilmente despercebido, pois é semelhante ao corrimento que surge na altura da ovulação devido ao rompimento dos folículos ováricos.

  1. Cólicas abdominais

Quando o corrimento é acompanhado de cólicas é um forte sinal de que o óvulo fecundado ou blastocisto está se implantando, no entanto a gravidez só poderá ser confirmada através de um teste de farmácia ou laboratório.

Esse sintoma é muitas vezes confundido com dores menstruais, passando assim despercebido.

  1. Dor e inchaço nos seios

Os seios aumentam de volume devido à ação dos hormônios que estimulam a produção de leite, ficando também mais sensíveis. No entanto, o inchaço e sensibilidade também podem ocorrer devido a Tensão Pré-Menstrual, pelo que esse sintoma nem sempre indica a existência de uma gravidez.

Se o inchaço for acompanhado pelo escurecimento dos mamilos, a probabilidade de gravidez é maior, mas o escurecimento também pode ser causado por uma disfunção hormonal.

  1. Enjoos matinais e vômitos

Enjoos e vômitos são sintomas clássicos da gravidez e podem ser causados por vários fatores. Entre as causas mais prováveis para os enjoos estão:

  •  Aumento da quantidade de saliva e a alteração do seu sabor, que pode levar a mulher a sentir náuseas.
  • Aumento da sensibilidade a cheiros que pode aumentar a sensação de náusea causada por certos odores.
  • Refluxo gástrico, causado pelo aumento dos níveis de progesterona.

Os enjoos são normalmente sentidos por volta da 6.ª semana de gravidez, mas podem prolongar-se por toda a gestação.

  1. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal é causado pelo crescimento uterino e pode ser notado mesmo quando o feto é ainda muito pequeno. No entanto, como os sintomas são parecidos, pode ser confundido com o inchaço abdominal que ocorre antes da menstruação.

  1. Vontade frequente de urinar

A vontade frequente de urinar começa por volta das 6 semanas e é causada pelo relaxamento muscular provocado pela aumento da progesterona, que impede a bexiga de se esvaziar completamente.

Nas fases mais tardias da gravidez a vontade frequente de urinar é causada pelo aumento do volume do feto que faz com que a capacidade da bexiga diminua.

No caso de não existir gravidez, a vontade de urinar poderá estar relacionada com uma infeção urinária.

  1. Prisão de ventre

A prisão de ventre também é causada pelo aumento da progesterona, que nesse caso dificulta a contração dos intestinos, afetando o transito intestinal.

  1. Cansaço e sono

O cansaço extra é um sintoma muito comum no início da gravidez e tem normalmente a ver com o aumento dos níveis de progesterona. O cansaço também pode ser causado por uma anemia, devido a carência de ferro, que por vezes ocorre no inicio da gravidez.

Na maior parte dos casos, o cansaço extremo diminui por volta do segundo trimestre de gravidez. No entanto, é comum voltar a sentir cansaço no terceiro trimestre devido ao maior peso que a mulher tem de suportar.

  1. Desejos alimentares

As alterações da sensibilidade aos odores e a necessidade de certos nutrientes podem fazer com que alguns alimentos se tornem subitamente mais apetecíveis. Por outro lado, pode ocorrer a total aversão a alguns alimentos ou cheiros que antes eram considerados agradáveis.

  1. Variações de humor

As variações de humor durante a gravidez são algo muito comum, surgindo normalmente entre a 6.ª e a 10.º semana. No entanto, algumas mulheres podem sentir variações de humor logo nas primeiras semanas. Essas variações podem ser explicadas em boa parte pelas variações hormonais, que afetam os neurotransmissores, causando assim emoções mais intensas.

Convém lembrar que a gravidez é um período particularmente estressante, pelo que as variações de humor também podem ter origem na ansiedade causada por todas as mudanças que ocorrem nesse período.

O desconforto físico ligado ao peso extra e às mudanças anatômicas que ocorrem durante a gravidez, podem contribuir para uma redução da autoestima, resultando numa maior ansiedade e instabilidade emocional. É frequente por isso que ocorram sentimentos contraditórios em relação à gravidez, questionando-se por vezes se o esforço vale a pena.

Normalmente, esses sintomas são transitórios e não afetam demasiado a rotina, mas se persistirem é aconselhável o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Se tiver um desses sintomas quer dizer que estou grávida?

Não necessariamente, pois muitos deles são semelhantes aos sintomas causados por outras condições. No entanto, ter alguns desses sintomas pode ser indicador de uma gravidez, pelo que o melhor a fazer é consultar seu médico ou fazer um teste de farmácia para tirar as dúvidas.

10 comentários em “Como saber se estou grávida: os 10 principais sintomas da gravidez

  • 17 de janeiro de 2015 em 10:40
    Permalink

    fiz o teste de farmacia deu positivo mais nao tenho nenhum sintomas. porque

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2015 em 14:11
      Permalink

      Olá Ana,

      É perfeitamente normal não ter sintomas nas primeiras semanas de gravidez. Além disso a intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa, o que pode fazer com que alguns sintomas passem despercebidos. Mas agora que sabe que está grávida deve consultar o seu médico.

      Resposta
  • 21 de janeiro de 2015 em 12:09
    Permalink

    Eu mesmo gravida mestruo normalmente durante sets meses o Que ficar dificil saber quando é Que estou gravida. O Que devolve fazer? Será isso preocupante?

    Resposta
    • 21 de janeiro de 2015 em 12:31
      Permalink

      Olá Josefa,

      Por vezes ocorre sangramento durante a gravidez, podendo o mesmo ser confundido com menstruação.
      Esse sangramento, embora não signifique necessariamente a existência de um problema, pode ter diversas causas e deve sempre ser vigiado.
      Por isso, aconselho-a a consultar o seu médico sempre que isso aconteça.

      Resposta
  • 30 de janeiro de 2015 em 21:04
    Permalink

    Eu acho que a minha irma esta grávida . ela anda muito temperamental . e a bons dias que lhe vejo tomando sumo com muita frequência e anda bastante enjoada . mas ela ainda n contou a família que ta grávida . sera que é gravidez?

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2015 em 18:13
      Permalink

      Olá Solange,
      O comportamento da sua irmã não significa necessariamente que esteja grávida. Se isso a preocupa o melhor será abordar o assunto com ela.

      Resposta
  • 14 de abril de 2015 em 08:19
    Permalink

    Eu tou a 5 meses sem ver a minha menstruação tou sem sintomas de gravidez os meus seios dói de vez em quando fiz text deu positivo e normal isso

    Resposta
    • 14 de abril de 2015 em 11:57
      Permalink

      Olá Chantal,

      Por vezes os sintomas da gravidez são pouco evidentes, mas isso não significa que não esteja grávida. Se o seu teste deu positivo deve consultar o seu médico imediatamente para confirmar a gravidez.

      Resposta
  • 4 de abril de 2018 em 22:46
    Permalink

    Olá! Tenho muitas dúvidas,tomo injeção para evitar gravidez, só que no útimo mês tomei dois dias atrasadas, e tive relação um dia depois de ter tomado a injeção,durante o ato não teve uso de camisinha, só ni final na hora de ejacular, só que não tenho certeza se não houve ejaculação antes de por a camisinha, dái, minha menstruação atrasou, fiz um betaHCG de sangue, deu negativo, minha mesntruação estava atrasada a 3 dias, daí no dia que fiz o teste duas horas depois comecei a sentir cólicas fortes e desceu sangue marron durante três dias seguidos muito fraco.Sinto enjoos, tontura, dores no pé das costas,muito sono,dores de cabeça frequente… Posso estar grávida mesmo o exame ter dado negativo com esses sintomas..

    Resposta
    • 30 de abril de 2018 em 09:48
      Permalink

      Olá, Lavynia

      Sim, pode estar grávida pois o o beta HCG pode dar falsos-negativos. A nossa sugestão é que consulte o seu médico e repita o teste de gravidez.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.