Engravidar amamentando


Gravidez durante a amamentação: é possível?

“Posso engravidar amamentando?” é, sem dúvida, uma pergunta que muitas mães já terão feito, especialmente após a primeira gravidez. A resposta, como seria de esperar, é obviamente, “sim”.

Porém, este “sim” não é algo assim tão linear, pois há vários fatores que influenciam a ocorrência de uma gravidez durante o período de amamentação.

É por isso importante compreender a forma como o aleitamento influencia a fertilidade, quer esteja tentando engravidar novamente, quer pretenda reduzir as chances de uma gravidez indesejada.

Amamentação e ovulação: o que acontece?

Durante a amamentação pode ocorrer um fenômeno chamado amenorréia lactacional ou amenorréia da lactação, que se traduz na ausência de ciclo menstrual durante o tempo de amamentação.

No entanto, a ocorrência da amenorréia depende da frequência das mamadas, sendo necessário que o bebê mame, pelo menos de 6 em 6 horas e que não haja substituição do leite materno por fórmula em nenhuma mamada, pois é a estimulação contínua que vai permitir a supressão do ciclo menstrual.

Por isso, se você amamentar de forma exclusiva, as chances de que a amenorréia permaneça até que você deixe de amamentar são grandes, mas não há uma garantia absoluta pois a duração da supressão do ciclo menstrual pode variar de pessoa para pessoa.

Amenorréia lactacional e introdução de alimentos

Após os primeiros 6 meses de amamentação, com a introdução de alimentos sólidos e a consequente diminuição da frequência das mamadas, a amenorréia lactacional tende a desaparecer, podendo o ciclo menstrual voltar a qualquer momento.

Porém, se a introdução de alimentos for feita mais cedo e houver diminuição da frequência das mamadas, a amenorréia lactacional poderá igualmente cessar.

Amamentação e gravidez: como engravidar amamentando

Amamentação e gravidez
Foto: Adobe Stock

Se estiver tentando engravidar novamente, poderá fazer a transição progressiva do leite materno para leite de fórmula, de forma a acelerar o regresso  do ciclo menstrual. No entanto, esta decisão deve ser discutida com o pediatra, pois as necessidades nutricionais variam de bebê para bebê.

Porém, não deve alterar a frequência das mamadas com o objetivo de acelerar o retorno da menstruação, pois poderá desequilibrar a dieta do bebê e prejudicar o seu desenvolvimento. Esta alteração deve ocorrer progressivamente à medida que o seu bebê começar a comer novos alimentos, com supervisão do pediatra.

No entanto, para quem opta pela amamentação exclusiva a solução é mesmo esperar pelo retorno espontâneo do ciclo menstrual.

Como evitar a gravidez durante a amamentação

Como evitar a gravidez durante a amamentação
Foto: Adobe Stock

Além da abstinência sexual, cujo resultado é 100% fiável mas difícil de pôr em prática, existem vários métodos anticoncepcionais bastante eficazes que podem ser usados durante a amamentação para evitar uma nova gravidez:

Métodos contraceptivos não hormonais

Os métodos contraceptivos não hormonais atuam como barreiras físicas que impedem o contacto entre os espermatozóides e o óvulo, evitando assim o início de uma nova gravidez:

  • Dispositivo Intrauterino (DIU) – É um dos métodos contraceptivos não hormonais mais eficazes, com uma taxa de sucesso de cerca de 99,9%.
  • Camisinha (feminina e masculina) – São bastante eficazes na prevenção da gravidez, e têm a vantagem de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, apresentam uma taxa de sucesso menor (80 – 92%).
  • Diafragma – Tem uma eficácia igual à das camisinhas, mas não protege contra DSTs.

Método da amenorréia lactacional ou contracepção LAM

Nos primeiros meses após o parto, a supressão natural da ovulação pode ser utilizada como método contraceptivo. Esta forma de contracepção é conhecida como método da amenorréia lactacional ou contracepção LAM.

Este método é eficaz até aos 6 meses (amamentação exclusiva), tendo uma taxa de sucesso de aproximadamente 98%. Isto torna o LAM um método contraceptivo bastante eficaz, apesar da sua duração limitada.

A partir dos 6 meses, com a introdução de sólidos na alimentação do bebê, o método deixa de ser fiável. Nesta altura o LAM deve ser abandonado em favor de métodos contraceptivos mais eficazes.

Métodos contraceptivos hormonais

Os métodos contraceptivos hormonais indicados para o período de lactação são a minipílula e a injeção anticoncepcional trimestral:

  • Minipílula – Tal como a pílula convencional, a minipílula inibe a ovulação, mas ao contrário desta, pode ser tomada durante a amamentação, pois contém apenas progesterona e não apresenta riscos para o bebê. Se for tomada corretamente, a minipílula tem uma taxa de sucesso de aproximadamente 99%. Além disso, apresenta menos riscos para a mulher, nomeadamente no que toca ao risco de AVC.
  • Injeção anticoncepcional trimestral – Tal como a minipílula, o modo de atuação da injeção é a inibição hormonal da ovulação. Tem uma taxa de sucesso de 99%.

Em resumo

A lactação pode condicionar uma nova gravidez, devido à ocorrência da amenorréia lactacional, mas o simples fato de estar amamentando não significa que seja impossível engravidar, pelo que é necessário tomar medidas preventivas caso pretenda evitar uma nova gravidez, especialmente a partir dos 6 meses ou logo que introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê.

2 thoughts on “Engravidar amamentando

  • 12 de dezembro de 2016 em 13:53
    Permalink

    Posso tomar a injeção Cyclofemina amamentando? Tentei achar sobre isso já nesse site http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei sobre. Agradeço desde já!

    Resposta
    • 12 de dezembro de 2016 em 16:44
      Permalink

      Olá, Luana

      Segundo a bula disponível no site, o uso de Cyclofemina não é recomendado durante o aleitamento, por diminuir a produção de leite. Aconselhamos que fale com o seu médico acerca de possíveis alternativas.
      Para mais informação, pode baixar a bula no botão “baixar bula” na secção “pacientes” do site da Cyclofemina.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.