Exercícios de Kegel
O que são exercícios Kegel?
Os exercícios de Kegel destinam-se ao fortalecimento dos músculos pélvicos e foram inventados pelo ginecologista americano Arnold Kegel nos anos 40.
Este tipo de exercício é praticado no chão e consiste na contração desses músculos como forma de aumentar sua resistência.
Como fazer exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que se estendem desde o osso púbico até à base das costas e contribuem, junto com outros músculos situados nessa região, para a contenção urinária e fecal.



Para fazer os exercícios Kegel siga os seguintes passos:
- Contraia os músculos da vagina e ânus (puxando-os para dentro), da mesma forma que quando tenta evitar ir no banheiro.
- Mantenha os músculos contraídos por breves segundos
- Relaxe
- Distenda em seguida os músculos (fazendo força para fora). Isso ajudará a ganhar força nos músculos para os movimentos de expulsão na hora do parto, evitando também roturas e necessidade de episiotmia.
- Volte a contrair, relaxando em seguida.
- Repita 10 vezes
Esse exercício pode ser realizado com ritmos diferentes. Experimente alternar entre séries com contrações mais longas seguidas de distensões e séries de contrações rápidas de forma a maximizar o treino muscular.
Vantagens dos exercícios Kegel
Os exercícios de Kegel tem vários benefícios que não se limitam apenas à gravidez:
- Fortalecimento dos músculos pélvicos para o parto
- Alívio da dor pélvica associada à gravidez
- Melhoria do controle urinário
- Melhoria da função sexual
Com que frequência devo fazer exercícios de Kegel?
Deve repetir esses exercícios várias vezes ao dia para aumentar a sua eficácia. O ideal será fazer pelo menos 3 séries de 10 repetições por dia, podendo aumentar esse número à medida que for ganhando experiência.
Os exercícios de Kegel são seguros?
Sim, este tipo de exercício é seguro para maioria das mulheres.
No entanto, algumas pessoas com problemas urinários e intestinais poderão ser desaconselhadas a fazer exercícios de Kegel, pelo que em caso de dúvida deverá consultar o seu médico.