Fruta na gravidez


A importância do consumo de fruta na gravidez

É muito importante incluir fruta no seu cardápio, pois é uma ótima forma de obter os nutrientes essenciais e fibras necessários para manter o equilíbrio nutricional durante a gravidez.

As vitaminas obtidas a partir da fruta são também importantes para o desenvolvimento do seu bebê, como é o exemplo da vitamina C presente nos citrinos e que contribui para o crescimento ósseo ou o ácido fólico que pode ser encontrado em frutos como o abacate ou a banana e que contribui para evitar malformações no tubo neural.

Comer fruta torna tudo mais fácil

Alimentação na gravidez - Fruta
Foto: Bigstock.com

A fruta é muito importante para o seu bem-estar, uma vez que o seu alto teor de fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir alguns problemas comuns durante a gravidez como a prisão de ventre ou as hemorroidas.

Os frutos também são ótimos para ajudá-la a manter-se hidratada, uma vez que contém grande quantidade de água. Por isso, um suco de laranja ou uma fatia de melão podem ser uma excelente forma de complementar o seu consumo diário de água, enquanto beneficia dos seus nutrientes.

Além disso, certos frutos, como é o caso dos citrinos, contém flavonoides que melhoram o funcionamento do seu sistema imunitário, o que aumentará a sua resistência a infecções tornando a sua gravidez mais segura.

Que quantidade de fruta devo comer por dia?

Deve tentar consumir 3 doses de fruta diárias, a primeira com o café da manhã, a segunda a meio da manhã e a última num lanchinho a meio da tarde.

Fruta na gravidez
Foto: Freeimages.com

Quanto é uma dose de fruta?

Veja aqui as quantidades de fruta correspondentes a uma dose:

  • 2 bananas pequenas = 1 dose
  • 1 pera = 1 dose
  • 1 maçã = 1 dose
  • 3 ameixas = 1 dose
  • 30 cerejas = 1 dose
  • 10 morangos = 1 dose
  • 1 copo de suco de fruta sem açúcar = 1 dose

Que frutos devo evitar na gravidez?

Alguns frutos possuem componentes que podem ser prejudiciais durante a gravidez, pelo que o seu consumo deve ser evitado ou, pelo menos, moderado.

Abacaxi – A bromelaína presente neste fruto pode induzir o parto, por isso o seu consumo poderá ser desaconselhado durante o primeiro trimestre da gravidez.

Papaia, Mamão – Ambos os frutos devem ser comidos bem maduros, uma vez que o látex contido no fruto verde pode ser prejudicial para a gestação.

Qualquer fruta mal lavada – A fruta deve ser cuidadosamente lavada ou descascada para evitar infecções como a listeriose ou a toxoplasmose.

Em resumo

O consumo de fruta é de grande importância para a gravidez, permitindo manter uma dieta equilibrada que favorece o desenvolvimento do bebê. Além disso, suas propriedades ajudam a evitar problemas intestinais e a manter níveis adequados de hidratação.

5 comentários em “Fruta na gravidez

  • 23 de setembro de 2015 em 18:37
    Permalink

    Em restaurantes a fruta descascada ou suco de frutas é permitido?

    Resposta
    • 23 de setembro de 2015 em 20:25
      Permalink

      Olá Aline,

      Sim, qualquer uma das opções é, em princípio, segura.

      Resposta
  • 23 de abril de 2016 em 11:54
    Permalink

    Ola meninas eu Estou gravida de Quattro meses q chupei abacaxi e agora sinto minha bariga dolorida devo min preucupar

    Resposta
    • 23 de abril de 2016 em 19:28
      Permalink

      Olá Kelly,

      É pouco provável que a dor de barriga seja causada apenas pelo consumo de abacaxi. No entanto, se os sintomas persistirem, aconselhamos que consulte o seu médico para averiguar a sua causa.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.