Guia da Grávida

Grávida pode comer amendoim?

O amendoim na gravidez

Apesar de você poder já ter ouvido o contrário, o consumo de amendoim é perfeitamente seguro durante toda a gravidez desde que você não sofra de alergia.

A crença de que o consumo de amendoim durante a gestação poderia estar ligado ao desenvolvimento de alergias e intolerância alimentar no bebê, levou a que durante muito tempo as mulheres fossem aconselhadas pelos médicos a evitar o seu consumo durante a gravidez.

No entanto, estudos recentes demonstraram que não existe uma ligação de causa-efeito entre o consumo de amendoim durante o período de gravidez e o desenvolvimento de alergias no bebê.

Pelo contrário, os mesmos estudos demonstraram que quanto maior for o consumo de amendoim menor é a chance de que o bebê desenvolva uma alergia a esse alimento. Porém, essa relação apenas existe no caso da mãe não qualquer tipo de intolerância ao amendoim.

Benefícios amendoim na gravidez

O amendoim é um alimento com alto valor energético (cerca de 567 calorias por 100g) e uma excelente fonte de antioxidantes.

Devido ao alto teor de gordura monoinsaturada que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol mau), e à presença do antioxidante resveratrol, o amendoim ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos.

Além disso, o resveratrol ajuda a melhorar a circulação sanguínea dilatando os vasos sanguíneos, o que contribui para a regulação da pressão arterial e para a diminuição do risco de acidente vascular cerebral.

Riscos do consumo de amendoim

O amendoim apenas apresenta riscos para quem tem uma história de alergia a esse alimento, podendo ocorrer nesses casos sintomas que podem ir desde uma reação cutânea ligeira até ao choque anafilático.

Sintomas de alergia ao amendoim

Em resumo

O consumo de amendoim durante a gravidez apenas apresenta riscos para quem tem uma história prévia de alergias. Nos restantes casos, a inclusão do amendoim na dieta pode até trazer benefícios tanto para a mãe como para o bebê.

Sair da versão mobile