Grávida pode comer chocolate?


Chocolate na gravidez

Comer chocolate na gravidez é, de uma forma geral, bastante seguro uma vez que vários estudos indicam que o seu consumo moderado, particularmente no caso do chocolate preto, pode trazer vários benefícios para a saúde da gestante, devido aos componentes antioxidantes que possui.

Porém, devido à presença de teobromina em sua composição, o chocolate funciona também como estimulante do sistema nervoso central, devendo por isso ser consumido com alguma moderação.

A teobromina presente no chocolate é um alcalóide semelhante à cafeína, mas com um efeito menos intenso. Na verdade, os dois compostos são de tal modo parecidos que para efeitos práticos podemos referir-nos à teobromina como cafeína.

Quanto chocolate posso comer?

Como a dose diária recomendada de cafeína é de aproximadamente 200 mg, você deve ter em atenção todas as fontes de cafeína que consome durante o dia. Por isso, tudo conta: Chocolate, café, chá, refrigerantes com cafeína ou mesmo um achocolatado.

Mas não se preocupe demasiado. Se um dia ultrapassar um pouco a dose recomendada, basta que compense esse excesso comendo menos chocolate ou bebendo menos café nos dias seguintes.

Para você não ter de ficar contando as quantidades de cafeína em cada alimento, preparamos uma tabela para a ajudar a ter uma idéia do seu consumo diário.

(iOS, Android: deslize o dedo horizontalmente para consultar toda a tabela)

Alimento Quantidade Cafeína % dose diária recomendada
Chocolate preto 100g 66 mg 33 %
Chocolate de leite 100g 20 mg 10%
Chocolate branco 100g 0 0 *
Leite achocolatado 220 ml 5 mg 2.5 %
Café coado 150ml (xícara grande) 125 mg 62,5 %
Café expresso 50 ml (xícara pequena) 77 mg 38,5 %
Lata de Refrigerante 350 ml (lata) 35 mg 17,5 %

* O chocolate branco não é realmente chocolate, mas sim uma mistura de manteiga de cacau com leite e açúcar.

Como pode ver na tabela, comer um pouco de chocolate não irá trazer grandes problemas, basta manter o consumo dentro de limites razoáveis.

Qual o melhor tipo de chocolate na gravidez?

Chocolate preto

O chocolate preto é o que contém mais cafeína, mas é ao mesmo tempo o mais saudável, pois devido ao maior teor de cacau contém mais antioxidantes.

Além disso, este tipo de chocolate contém menos gordura e açúcar, chegando alguns tipos de chocolate preto a serem bastante amargos.

Chocolate de leite

No caso de preferir chocolate de leite, tenha em conta que este contém normalmente um alto teor de açúcar e uma quantidade de gordura bastante superior à do chocolate preto.

Chocolate branco

Incluímos propositadamente o chocolate branco nesse artigo para alertá-la para o fato de este não ser na verdade chocolate, mas sim uma pasta açucarada feita à base de manteiga de cacau e leite.

Isto se deve ao fato da cafeína estar ausente da parte gorda do grão de cacau, que é a base da manteiga de cacau.  Apesar de não conter cafeína, este tipo de “chocolate” é uma fonte de gordura saturada e açúcar, pelo que deverá ser comido com especial moderação.

Quais os benefícios do chocolate para a gestação?

Devido a sua composição, o chocolate pode trazer vários benefícios para a saúde da gestante e do bebê:

Diminuição do risco de Pré-eclâmpsia

A teobromina presente no chocolate ajuda na regulação da pressão arterial ao promover a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo assim os riscos de pressão arterial elevada que conduz à Pré-eclâmpsia.

Diminuição do risco doença cardíaca

Os antioxidantes presentes na composição do chocolate, em especial no chocolate preto, ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Redução dos níveis de estresse

Estudos recentes demonstraram que o consumo regular de chocolate ajuda a reduzir os níveis de um hormônio chamado cortisol que está diretamente ligado aos níveis de estresse.

Quais os riscos do consumo de chocolate na gravidez?

Se o chocolate for consumido de forma moderada não existe qualquer risco, no entanto um consumo excessivo poderá aumentar as chances de aborto espontâneo, especialmente nos primeiros meses de gravidez.

No entanto, esse risco não é exclusivo do chocolate mas sim algo comum a todos os alimentos que contém cafeína ou estimulantes equivalentes. Por isso, a chave para evitar problemas é o consumo desses alimentos em doses equilibradas, o que deve aliás ser a regra para a alimentação em geral durante a gestação.

Posso comer chocolate se tiver diabetes gestacional?

Embora não seja completamente proibido, o consumo de chocolate poderá ser desaconselhado no caso de haver um diagnóstico de diabetes gestacional, uma vez que o tratamento implica reduzir o consumo de hidratos de carbono com alto teor de gordura.

Mas será que basta apenas reduzir ou irá ser necessário parar de comer chocolate durante o resto da gravidez? Isso é algo que terá de ser ponderado pelo seu médico.

Em resumo

O consumo de chocolate durante a gravidez é, de uma forma geral, bastante seguro. No entanto, deverá optar sempre que possível pelo chocolate preto, uma vez que este contém um menor teor de açúcar.

A teobromina presente no chocolate é equivalente à cafeína, pelo que ao consumir chocolate deve ter em atenção a dose de cafeína ingerida.

Nos casos em que existe diabetes gestacional, o consumo de chocolate deve ser discutido com o seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.