Grávida pode pintar as unhas?


Pintar as unhas durante a gravidez é seguro?

De um modo geral, é perfeitamente seguro pintar as unhas durante a gravidez. Pois apesar do esmalte ter componentes potencialmente tóxicos, a sua concentração é tão baixa que o risco para o bebê é praticamente nulo.

Ainda assim, a regra durante a gravidez é evitar ao máximo o uso de produtos químicos. Por isso, tente pintar as unhas com menos frequência e se costuma ir ao salão de manicure pondere fazê-lo menos vezes.

Qual a composição do esmalte de unhas?

A maior parte dos esmaltes contém, para além de outros componentes como resinas e plastificantes, dois elementos que podem ser tóxicos se forem absorvidos pelo seu corpo em grande quantidade:

  • Formaldeído

O formaldeído que é usado para endurecer o esmalte, pode causar irritação das vias aéreas e possui propriedades cancerígenas. No entanto, seria necessária uma exposição regular a níveis altos deste químico para que você ou o seu bebê fossem afetados.

  • Tolueno

O tolueno é usado como solvente, para tornar o esmalte mais fácil de espalhar e pode causar irritação dos olhos e vias aéreas. Em níveis muito altos, o tolueno pode causar danos no sistema nervoso e prejudicar o bebê, mas a utilização normal de esmalte não acarreta quaisquer riscos.

Mesmo assim, por precaução, é aconselhável que você pinte suas unhas num local arejado para evitar respirar os vapores que se libertam do esmalte.

O removedor de esmalte é perigoso na gravidez?

Não, apesar de ter um cheiro forte devido à presença de acetona, o uso de removedor é perfeitamente seguro. Somente em concentrações muito elevadas a acetona se torna um risco para a saúde, pelo que mesmo o seu uso diário não constitui um problema.

Cuidados a ter ao pintar as unhas

Apesar dos esmaltes não serem considerados um risco para a saúde do seu bebê, é sempre melhor evitar ao máximo a exposição a químicos. Por isso, na hora de pintar as unhas lembre-se de:

  • Arejar o quarto, abrindo uma janela ou porta, de forma a deixar o ar circular evitando assim que se acumulem vapores libertados pelo esmalte.

  • Deixar o verniz secar sem soprar as unhas, reduzindo assim a chance de inalar vapores químicos.

Se fizer mesmo questão de evitar completamente esses químicos, poderá ainda optar por esmaltes que não contenham formaldeído ou tolueno e removedores sem acetona.

8 thoughts on “Grávida pode pintar as unhas?

  • 13 de maio de 2016 em 20:36
    Permalink

    sera que fais mal pintar as unhas

    Resposta
    • 13 de maio de 2016 em 20:41
      Permalink

      Olá Janaina,

      Não há problema em pintar as unhas pois a quantidade de componentes tóxicos no esmalte é mínima. Ainda assim, é aconselhável que o faça num local ventilado, para minimizar a inalação de vapores libertados pelo esmalte.

      Resposta
  • 1 de junho de 2016 em 09:13
    Permalink

    É verdade que dá pra saber se a gestante está com pressão alta durante o parto pelas unhas, mais se as mesmas estiver com as pintadas não será possível o diagnóstico?

    Resposta
    • 1 de junho de 2016 em 09:50
      Permalink

      Olá Filipe,

      O diagnóstico não é feito pelo aspecto das unhas. Durante o parto, a pressão arterial é monitorada regularmente através de um medidor de pressão arterial.

      Resposta
  • 11 de outubro de 2016 em 15:32
    Permalink

    Aspirina aborta?

    Resposta
    • 11 de outubro de 2016 em 15:54
      Permalink

      Olá, Ana Paula

      Embora não seja considerada abortiva, a aspirina pode causar sérios problemas de saúde ao bebê pelo que só deve ser tomada sob supervisão médica. Leia o nosso artigo sobre aspirina na gravidez.

      Resposta
  • 3 de março de 2017 em 21:25
    Permalink

    Tomar remédios para enjôo pode causar problemas ao bebê por exemplo o náuticam B6 ?

    Resposta
    • 4 de março de 2017 em 11:41
      Permalink

      Olá, Amara

      Os remédios para enjôo devem ser tomados sob supervisão médica. Fale com o seu médico antes de tomar o medicamento.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.