Grávida pode tomar antibióticos?


Os antibióticos são seguros durante a gravidez?

Tal como os restantes medicamentos, a segurança dos antibióticos durante a gravidez é algo que preocupa muitas futuras mães.

De fato, essa preocupação não é desprovida de fundamento, pois alguns antibióticos podem apresentar riscos de saúde para o bebê e para a própria mãe.

No entanto, os antibióticos mais comuns como é o caso dos derivados da penicilina podem ser utilizados com segurança durante a gravidez, desde que você não seja alérgica.

Sou alérgica a penicilina, posso tomar outro tipo de antibiótico?

Existem outros tipos de antibióticos que você poderá tomar, como a Eritromicina, que é usada em casos de alergia à penicilina, mas cabe ao seu médico decidir qual é o melhor para você.

Que antibióticos devem ser evitados durante a gravidez?

Os antibióticos do grupo das Tetraciclinas não são normalmente aconselhados durante a gravidez e aleitamento, uma vez que podem causar danos hepáticos à mãe e descolorar os dentes do bebê.

Outros antibióticos, como é o caso das Cefalosporinas e Aminoglicósideos apenas são utilizados em último caso, quando o risco de não ser tratada é superior aos riscos que o tratamento possa trazer para o bebê.

Porém, se o tratamento com antibióticos for única opção, o seu médico irá receitar o antibiótico mais seguro para o seu caso.

Os antibióticos continuam sendo eficazes?

Durante muitos anos houve uma tendência para prescrever antibióticos em situações que facilmente se resolveriam por si próprias, como gripes ou simples resfriados. Isso conduziu a uma menor eficácia de alguns tipos de antibióticos, devido a uma progressiva adaptação de certas bactérias à ação dos mesmos.

No entanto, isso não quer dizer que os antibióticos não funcionem, pois apenas um número reduzido de bactérias adquiriram esse tipo de resistência, o que faz com que os antibióticos continuem sendo eficazes para tratar a maioria das infeções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.