Grávida pode tomar infusões?


É seguro tomar infusões durante a gravidez?

As infusões são muito utilizadas como alternativa ao chá ou café, principalmente quando tentamos reduzir o consumo de cafeína. E embora  sejam conhecidas como chás (ex. “chá de camomila”), a sua composição não contém a planta do chá, mas sim outras ervas que não contém cafeína ou teína.

Como durante a gravidez a redução do consumo de cafeína assume uma maior importância, muitas mulheres optam por substituir completamente o chá e café por infusões.

No entanto, como não existem muitos estudos sobre a segurança do consumo de infusões na gravidez, o consumo deste tipo de bebidas deve ser feito com algum cuidado, pois certas infusões podem apresentar riscos para a saúde do bebê.

Que tipo de infusões apresentam riscos para o bebê?

Embora o seu consumo moderado não apresente riscos, algumas infusões podem ter efeitos adversos se forem tomadas em excesso.

Chá de Camomila

A camomila tem um efeito calmante e se for consumida de forma moderada é ótima para combater a insônia. No entanto, alguns especialistas sugerem que o consumo frequente de infusões à base de camomila poderá originar problemas circulatórios no bebê. Isso não quer dizer que você tenha de parar de tomar chá de camomila, mas que apenas deve fazê-lo quando realmente necessitar. É também conveniente mencionar ao seu médico que está a tomar esta infusão para evitar potenciais interações com medicamentos.

Chá de folha de Amora

O chá de folha de amora pode ser usado durante o trabalho de parto para tonificar os músculos do útero. No entanto, o seu uso durante o resto da gravidez é desaconselhado, pois a estimulação da musculatura uterina aumenta o risco de aborto espontâneo e parto prematuro.

Chá de Hibisco

As infusões à base de hibisco são conhecidas por ajudarem a controlar a pressão arterial, porém alguns estudos apontam para que este tipo de infusões possa aumentar o risco de aborto espontâneo, pelo que o seu uso durante a gravidez deve ser discutido com o médico.

As misturas de ervas são seguras?

Foto: Bigstock.com

Algumas marcas comercializam misturas de ervas para infusões, chegando mesmo a publicitar alguns produtos como indicados para a gravidez. No entanto, tal como os efeitos da maior parte das infusões, a interação entre diferentes ervas não está devidamente estudada, pelo que o mais aconselhável é evitar este tipo de infusões.

Quais são as infusões mais seguras?

As seguintes infusões são seguras durante a gravidez desde que tomadas com moderação:

Erva-cidreira

Tem um efeito relaxante ligeiro e pode ser usada para tratar problemas de insônia.

Gengibre

As infusões à base de gengibre podem ser usadas para aliviar os enjoos típicos do início da gravidez.

Camomila

Apesar do seu uso excessivo ser contra-indicado, o consumo ocasional pode ser útil para relaxar e ajudar na digestão.

Em resumo

Salvo indicação médica em contrário, as infusões referidas neste artigo como seguras podem ser tomadas durante a gravidez, com a devida moderação.

Como não seria prático listar todas as infusões conhecidas nesse artigo, se tiver dúvidas sobre algum tipo de infusão em particular, poderá sempre falar com o seu médico para saber se esta é segura durante a gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.