Gravidez sem sintomas


É possível não ter sintomas no início da gravidez?

Os sintomas da gravidez variam de pessoa para pessoa e não é incomum haver ausência (total ou parcial) de sintomas, especialmente nas primeiras semanas de gravidez.

A ausência de sintomas não implica necessariamente ausência de gravidez. Poderá apenas significar que as mudanças que estão acontecendo no seu corpo não estão produzindo sintomas ou que estes não são suficientemente fortes para que você se aperceba.

Como posso ter a certeza de que estou grávida?

Se a sua menstruação está atrasada, a forma mais fiável de diagnosticar um possível gravidez é através da realização de um teste de farmácia. Esses testes têm uma fiabilidade muito elevada e um resultado positivo é um indicador fiável de gravidez.

No caso do seu teste dar positivo, estará quase de certeza grávida, mesmo que os sintomas não estejam presentes. O passo seguinte será confirmar o resultado com o seu médico.

A ausência de sintomas é sinal de que existe um problema na gravidez?

Ausencia de sintomas na gravidez
Foto: Bigstock.com

Não necessariamente. Embora as gestações em que ocorre aborto espontâneo apresentem geralmente uma menor ocorrência de enjoos, o contrário não é verdade. Ou seja, a falta de sintomas, enjoo incluído, não significa por si a existência de qualquer problema.

Porém, se você sente algum receio é preferível consultar o seu médico e tranquilizar-se do que permanecer na dúvida.

A diminuição dos sintomas é razão para preocupação?

A intensidade dos sintomas pode variar ao longo da gravidez e o fato de estarem diminuindo não quer dizer que haja um problema.

No caso das náuseas e vômitos, é bem provável que diminuam com o passar do tempo, podendo desaparecer completamente a partir do segundo trimestre.

Outros sintomas, como o inchaço ou retenção de líquidos, poderão variar devido a diversos fatores, como a alimentação, o exercício físico ou o cansaço, não havendo qualquer relação com problemas na gestação.

Mesmo os movimentos do bebê podem variar de intensidade e períodos de aparente inatividade não constituem razão para preocupação.

No entanto, se notar sintomas pouco habituais como dores abdominais repentinas e intensas ou sangramento, deve consultar o seu médico para que este possa avaliar a sua situação clínica.

Em resumo

A ausência de sintomas na fase inicial da gravidez ou a variação da intensidade dos sintomas no decurso da gravidez são situações relativamente normais. Deve porém consultar o seu médico sempre que essas variações lhe provoquem intranquilidade ou se ocorrerem sintomas inesperados como dores abdominais ou sangramento.

2 comentários em “Gravidez sem sintomas

  • 24 de fevereiro de 2015 em 11:00
    Permalink

    Estou gravida mais o teste e a ecografia dizem que não, foi assim nos meus dois partos e nesse momento sinto a ausença de menstruação enjoos leves tonturas e muito sono, mas a dr diz que não estou concebida, neste caso o que devo fazer?

    Resposta
    • 24 de fevereiro de 2015 em 11:12
      Permalink

      Olá Josefa,
      Pelo que nos está contando, as chances de estar grávida são extremamente reduzidas. Mas se isso aconteceu em gestações anteriores, o nosso conselho é manter-se atenta e voltar a consultar sua médica se os sintomas persistirem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.