Infecção urinária na gravidez


Como reconhecer os sintomas de infecção urinária na gravidez

A infecção urinária é geralmente um problema de saúde de fácil resolução e sem consequências de maior. No entanto, durante a gravidez este problema corriqueiro pode assumir uma importância maior, pois pode ter implicações importantes na saúde do seu bebê.

Embora apenas os casos mais graves afetem o bebê, é importante saber como ocorre este tipo de infecção, de forma a tentar preveni-la atempadamente, evitando assim riscos desnecessários para o bebê.

O que é a Infecção urinária?

A infecção do trato urinário (ITU) é um problema comum que afeta cerca de 50% das mulheres pelo menos uma vez ao longo da vida.

Esse problema ocorre quando o sistema urinário é infectado com bactérias provenientes de outras zonas do corpo, uma vez que a urina é normalmente livre de bactérias.

Uma das formas mais comuns de infecção é a contaminação acidental da vagina ao limpar as fezes, uma vez que o intestino e as fezes são um reservatório natural de bactérias.

Infecção urinária na gravidez

Devido às mudanças hormonais e físicas que ocorrem durante a gravidez, a mulher encontra-se mais suscetível a infecções do trato urinário, pois devido ao peso extra e ao relaxamento muscular induzido pelos hormônios da gravidez, torna-se mais difícil expelir a urina, o que irá favorecer a multiplicação de bactérias no caso de haver infecção das vias urinárias.

Apesar desse tipo de infecção ser normalmente benigno para a mulher, se ocorrer durante a gravidez pode, em casos mais graves, trazer problemas para o bebê.

Infecção do trato urinário: riscos para o bebê

Quando a infecção se alastra aos rins, aumenta o risco de parto prematuro, uma vez que pode ocorrer uma estimulação anormal do útero, induzindo o início do trabalho de parto.

Dependendo da altura em que ocorre a infecção, o bebê poderá nascer com baixo peso e necessitar de cuidados especializados após o nascimento.

Além disso, se ocorrer uma infecção urinária por Estreptococo do grupo B, pode haver o risco de infecção do bebê durante o parto, o que representa um sério risco de saúde. Nesses casos, são normalmente administrados antibióticos durante o parto, de forma a proteger o bebê de uma possível infecção.

Sintomas de infecção urinária

As infecções do trato urinário podem ser assintomáticas, e você pode ter uma infecção sem se aperceber disso. Por isso, durante o seguimento pré-natal você irá fazer análises de urina para despistar possíveis infecções e receber tratamento com antibióticos, se for o caso.

Quando são sintomáticas, as infecções urinárias apresentam sinais bem característicos e relativamente fáceis de detectar. Por isso, deve consultar um médico sempre que ocorra algum desses sintomas:

  • Vontade frequente de urinar.
  • Dificuldade em urinar ou sensação de ardor enquanto urina.
  • Sensação de ardor ou cãibra no fundo das costas ou abdômen.
  • Urina turva.
  • Odor estranho na urina.
  • Febre

Causas de infecção urinária

As infecções urinárias são causadas por bactérias provenientes de outras partes do corpo e, no caso da gravidez, são potenciadas pelas alterações físicas e hormonais que afetam o aparelho urinário.

Algumas formas possíveis de infecção são:

  • Contaminação acidental da vagina ao limpar as fezes.
  • Relações sexuais com um parceiro contaminado.
  • Contaminação através da circulação sanguínea (raramente).

A infecção pode ainda ser agravada por:

  • Bloqueio parcial da passagem de urina devido ao aumento do volume uterino, causando um acúmulo de bactérias no trato urinário que de outra forma seriam expelidas com a urina.

Como evitar infecções urinárias na gravidez

Apesar de ser impossível prevenir completamente a ocorrência de uma infecção urinária, você poderá seguir algumas dessas dicas para diminuir as chances de infecção:

  • Beba água em abundância.
  • Limpe-se da frente para trás quando for no banheiro.
  • Tome ducha em vez de banho de imersão.
  • Vá no banheiro antes e depois de uma relação sexual.
  • Evite ducha vaginal interna.
  • Evite roupas apertadas.
  • Use roupa interior de algodão.

Tratamento da infecção do trato urinário

Apesar de, em circunstâncias normais, estas infecções desaparecerem espontaneamente ao fim de alguns dias, quando ocorrem durante a gravidez são tratadas com antibióticos devido ao risco que representam para o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.