Guia da Grávida

Insônia na gravidez

Como combater a insônia e dormir melhor durante a gravidez

A insônia é uma das queixas mais comuns entre as grávidas, especialmente durante o primeiro e o terceiro trimestre.

Mesmo sendo um sintoma comum, a insônia não deve ser ignorada pois a falta de descanso diminui a qualidade de vida e aumenta os níveis de estresse, o que em última análise poderá ser prejudicial para a gestação.

Causas da insônia

As causas da insônia poderão ser diferentes conforme a altura da gravidez em que esta ocorre:

Insônia no primeiro trimestre

Durante o primeiro trimestre a insônia pode ser causada pela necessidade mais frequente de ir no banheiro devido à compressão da bexiga pelo útero.

Além disso, o início da gravidez pode ser uma fonte de ansiedade, especialmente se se tratar da primeira gravidez, tornando o sono mais agitado ou causando dificuldade em adormecer.

Insônia no segundo trimestre

Nessa fase da gravidez, um dos maiores problemas é a hiperacidez que por vezes dificulta o sono, mas de um modo geral o segundo trimestre é uma boa altura para dormir.

Insônia no terceiro trimestre

Durante o último trimestre, com o aumento das dores nas costas e a capacidade da bexiga novamente diminuída, adormecer volta a ser uma tarefa difícil. Como consequência, o ciclo de sono altera-se e em média a mulher acorda três vezes por noite durante essa fase da gravidez.

Cinco dicas para dormir melhor

Tratamento da insônia

Por vezes a insônia pode ser resolvida com o recurso a infusões com efeito calmante, como a tília e a camomila ou com comprimidos à base de raiz de valeriana que possuem um ligeiro efeito sedativo. No entanto, apenas deve recorrer a estas soluções se não conseguir adormecer de outra forma.

Além disso, deve falar com o seu médico antes de tomar qualquer tranquilizante natural, pois poderá não ser o mais indicado para o seu caso.

Em resumo

A insônia na gravidez é mais pronunciada no primeiro e terceiro trimestres, sendo o segundo trimestre relativamente tranquilo no que toca ao sono.

Esta perturbação do sono pode ter tanto causas físicas como psicológicas e pode ser controlada com recurso a relaxamento ou tranquilizantes naturais.

Sair da versão mobile