Limão na gravidez


Limão na gravidez: mitos e fatos

Todos sabemos que o consumo de fruta pode trazer benefícios para a saúde, mas será que o consumo de limão é seguro na gravidez?

A resposta é sim, o limão não só é perfeitamente seguro para o consumo na gravidez, como poderá até ser benéfico para a saúde se for incluído numa dieta equilibrada. Convém no entanto lembrar que não existem “alimentos milagrosos” e o consumo excessivo de limão pode causar efeitos indesejados, particularmente ao nível gastrointestinal e dentário.

Grávida pode comer limão?

Quando consumido com moderação, o limão pode ser uma adição agradável à sua dieta, particularmente para se quiser dar um sabor diferente a alguns pratos ou infusões. Por outro lado, existe a crença tradicional de que o seu consumo possa trazer benefícios para a saúde, mas a sua aplicação é na verdade bem mais limitada do que alguns artigos mais otimistas nos levam a crer.

Limonada
Limonada | Foto: Adobe Stock

Entre os possíveis benefícios do limão estão:

  • Alívio do enjoo – Embora não existam muitos estudos a este respeito, o limão é tradicionalmente usado como um remédio para aliviar a sensação de náusea que ocorre durante a gravidez. Segundo um estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz (Irã), este efeito poderá estar relacionado com a inalação do odor do limão, embora o mecanismo fisiológico não seja claro. Porém, um único estudo não é suficiente para podermos afirmar que o limão é eficaz no alívio do enjoo.

  • Regularização da função intestinal – O limão é também considerado como um remédio para a obstipação durante a gravidez, sendo consumido na forma de suco para regularizar o trânsito intestinal. No entanto, esta é uma prática tradicional sem qualquer base científica e poderá ter efeitos indesejados em quem sofre de hiperacidez.

  • Prevenção de infeções urinárias – O ligeiro efeito diurético do limão poderá, em alguns casos, ajudar a prevenir infeções urinárias. No entanto, se suspeita de uma infeção urinária deve consultar o seu médico antes de optar por um remédio caseiro.

  • Fonte de vitamina C – Tal como a laranja, o limão é também uma excelente fonte de vitamina C. Existem no entanto várias alternativas menos agressivas para o estômago, incluíndo a laranja e outros citrinos.

Obviamente, a utilização do limão em remédios caseiros não substitui medicação específica ou uma avaliação médica, devendo ser encarada como um tratamento complementar e não como uma alternativa.

Benefícios que o limão não proporciona:

  • Detoxificação – O limão não promove qualquer tipo de “limpeza” no organismo. Aliás, o próprio conceito de detoxificação é um mito sem sustentação científica que pode prejudicar a saúde, uma vez que não promove uma alimentação equilibrada.

  • Perda de peso – O limão não promove a perda de peso ou a eliminação de gordura. Esta afirmação baseia-se na ideia de que o limão possui fibras que promovem a saciedade. No entanto, a forma como normalmente é consumido (suco) faz com que essas fibras sejam perdidas. Se o objetivo é ingerir mais fibra, existem frutos mais adequados, como a maçã.

Efeitos adversos do consumo de limão na gravidez

A intensidade dos efeitos adversos do limão varia de pessoa para pessoa e estes não são específicos da gravidez, podendo ocorrer sempre que haja um consumo excessivo de limão.

Limões
Foto: Adobe Stock
  • Agravamento da Azia –A azia é um sintoma recorrente na gravidez e o consumo de limão pode piorá-la substancialmente, visto ser um fruto particularmente ácido.

  • Desgaste do esmalte dentário – Devido à sua acidez natural, o suco de limão pode danificar o esmalte dentário. É muito importante manter uma boa saúde dentária durante a gravidez, pelo que não deve exagerar no suco de limão durante este período.

Cuidados a ter no consumo de limão

Tal como com outro alimento qualquer, é necessário ter alguns cuidados no consumo de limão e derivados, de modo evitar efeitos indesejados.

  • Evite refrigerantes com sabor a limão – Quando falamos de limão não estamos a falar de refrigerantes à base de limão, mas do fruto com todas as suas propriedades e valor nutricional. Além de não substituírem o consumo de limão, os refrigerantes contêm demasiado açúcar e não são, por isso, a bebida mais aconselhável durante a gravidez.

  • Dilua o limão em água – O limão é um fruto (muito) ácido e pode acentuar a sensação de azia sentida por algumas gestantes, por isso evite beber o seu suco demasiado concentrado.

  • Evite o consumo excessivo – Além de potenciar a hiperacidez estomacal, o limão pode também causar danos no esmalte dentário, por isso consuma este fruto com moderação.

  • Beba água – O efeito do ácido cítrico no esmalte dentário pode ser contrariado tomando um copo de água depois de beber limonada ou infusões com limão.

Em resumo

O limão é um alimento seguro para consumo na gravidez e pode ser usado na confecção de alimentos, preparação de infusões ou ainda, no seu estado natural. No entanto, não espere efeitos surpreendentes na sua saúde devido ao simples fato de consumir mais limão, pois a acontecerem estes serão provavelmente modestos.

14 thoughts on “Limão na gravidez

  • 27 de novembro de 2017 em 18:45
    Permalink

    Limão com sal faz mal pro Bebê eu to com 3,mês e três semanas

    Resposta
    • 28 de novembro de 2017 em 12:23
      Permalink

      Olá, Francitonia

      O limão e o sal não fazem mal ao bebê, mas o seu consumo deve ser feito com moderação, uma vez que o sal em excesso pode ser prejudicial à saúde e o consumo excessivo de limão pode agravar a azia e danificar o esmalte dentário.

      Resposta
  • 24 de abril de 2018 em 01:46
    Permalink

    Boa noite quero saber se posso beber pelo menos 2 veze na semana água com limão durante manhã antes do café beber de jejum

    Resposta
    • 30 de abril de 2018 em 09:44
      Permalink

      Olá, Amanda

      Se a ideia é “detoxificar” ou controlar o peso, não vale a pena pois o limão não promove qualquer tipo de “detoxificação” ou perda de peso. Se é apenas por gostar de limão ou para aliviar a sensação de enjoo, não há problema desde que não tome demasiado, pois pode prejudicar o esmalte dentário e agravar a azia.

      Resposta
  • 26 de maio de 2018 em 12:29
    Permalink

    O consumo do limão após as refeições atrapalha na absorção do ferro e demais vitaminas?

    Resposta
    • 25 de junho de 2018 em 14:27
      Permalink

      Olá, Elisângela

      Segundo os estudos disponíveis, o consumo de ácido cítrico (presente no limão) ajuda à absorção do ferro. Deve ter em conta, no entanto, que o consumo excessivo pode afetar o esmalte dentário e agravar problemas gástricos.

      Resposta
  • 16 de junho de 2018 em 18:35
    Permalink

    Boa tarde tenho 1 mês de gestação posso tomar agua com limão pelo menos 3 vezes na semana para controla a pressão

    Resposta
    • 25 de junho de 2018 em 14:06
      Permalink

      Olá, Fernanda

      Não existe evidência de que o consumo de limão ajude a controlar a pressão arterial. Confira, por favor, esse artigo (em inlgês) http://dergi.omu.edu.tr/omujecm/article/view/1009002027.
      Além disso deve ter em conta que o consumo excessivo de limão danifica o esmalte dentário e pode agravar os problemas relacionados com hiper-acidez.

      Resposta
  • 30 de agosto de 2018 em 16:06
    Permalink

    Olá estou entrando para meus 8mes de gestação e tô ficando muito enjoada tudo que como mim faz mal. Eu estou tomando água com limão e um pouco de sal, sera que prejudica o bebê?

    Resposta
    • 9 de setembro de 2018 em 18:48
      Permalink

      Olá,Taciane

      A água com limão (de preferência sem sal) não é prejudicial, mas deve evitar beber grandes quantidades pois pode danificar o esmalte dentário e agravar a azia.

      Resposta
  • 28 de setembro de 2018 em 20:31
    Permalink

    Ola gostaria de saber se possível,de que maneira ,dias por semana quantidade poderia eu tomar suco de limão para me ajudar na obstipação ? estou gravida de 7 meses e tenho sofrido muito com o intestino preso obrigado.

    Resposta
    • 29 de outubro de 2018 em 11:49
      Permalink

      Olá, Josiane

      O consumo de suco de limão para alívio da obstipação não foi alvo de estudos científicos, pelo que não podemos indicar uma dose segura. Note ainda que o excesso no consumo de limão pode afetar o esmalte dentário e aumentar a hiperacidez.

      Resposta
  • 28 de agosto de 2019 em 16:31
    Permalink

    Amo limonada Suiça. Estou grávida e tomo um copo por dia. Tem problema estando grávida?

    Resposta
    • 18 de setembro de 2019 em 16:58
      Permalink

      Olá, Aline

      O problema não é o limão, mas o fato da limonada Suíça ser uma bebida açucarada.As bebidas açucaradas devem ser consumidas com moderação, principalmente durante a gravidez.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.