Nariz entupido na gravidez


Como lidar com a rinite na gravidez

Muitas vezes confundida com resfriado ou com o início de uma gripe, a congestão nasal na gravidez é um problema bastante comum que atinge cerca de 30% das gestantes.

Essa inflamação da mucosa nasal, conhecida como rinite gestacional caracteriza-se por nariz entupido, excesso de produção muco e corrimento nasal.

Mas o que causa a congestão e excesso de muco? A explicação está nas alterações hormonais que acontecem durante a gravidez, nomeadamente nos níveis elevados de estrogênio que provocam o inchaço das mucosas e estimulam a produção de muco.

Rinite na gravidez: como distingui-la de outros problemas de saúde?

A rinite gestacional é uma forma de rinite não-alérgica e geralmente não apresenta outros sintomas para além do nariz entupido e aumento da quantidade de muco.

No entanto, se esses sintomas forem acompanhados de dores de cabeça, febre ou dores musculares, poderá ser sinal de gripe ou de um outro tipo de infecção.

Nesse caso, é aconselhável consultar um médico a fim de determinar a origem dos sintomas, pois além da gripe, que deve ser vigiada de perto durante a gravidez, outras infeções potencialmente graves para a saúde do bebê, como a Listeriose ou a Toxoplasmose, podem apresentar o mesmo tipo de sintomas.

Sintomas da rinite na gravidez

Rinite gestacional
Rinite gestacional | Foto: Adobe Stock

Os sintomas de rinite gestacional podem aparecer logo no primeiro trimestre e tendem a agravar-se com o decurso da gravidez, contribuindo também para que você ronque mais do que o habitual.

Entre os sintomas mais frequentes da rinite gestacional estão:

  • Congestão nasal: Inchaço dos tecidos moles do nariz que dificulta a respiração
  • Aumento da produção de muco
  • Corrimento nasal
  • Redução do olfato

Nos casos em que o bloqueio é maior, pode também ocorrer apneia do sono, ou seja, uma paragem temporária da respiração devido ao bloqueio, prejudicando o sono.

Porém, apesar de serem bastante incômodos, esses sintomas normalmente desaparecem após o nascimento do bebê.

Como tratar a rinite gestacional

Uma boa solução para aliviar a rinite é fazer inalações de vapor de água ou utilizar uma solução salina para aliviar o inchaço.

Quando o bloqueio das vias nasais se torna mais incômodo pode ser necessário utilizar algum tipo de medicação para aliviar os sintomas. Nesse caso deve falar com o seu médico a fim de que lhe seja prescrito um medicamento adequado para utilização na gravidez.

Em resumo

A rinite gestacional é muito comum e pode afetar um pouco a sua qualidade de vida durante a gravidez.

Esse tipo de rinite não tem impacto negativo na saúde da mãe ou do bebê, mas é importante saber distingui-la dos sintomas de gripe e outras infecções, recorrendo ao médico em caso de dúvida.

Apesar de incômoda, a rinite gestacional não costuma ter consequências duradouras, resolvendo-se espontaneamente logo que o bebê nasce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.