O primeiro trimestre de gravidez, semana a semana


O primeiro trimestre: da 1.ª à 13.ª semana

Os primeiros meses de gravidez são marcados por transformações importantes no corpo da mulher, especialmente no que respeita ao equilíbrio hormonal.

No início do primeiro trimestre, é normal que você se sinta um pouco desconfortável devido ao aparecimento de sintomas como o enjoo matinal e dores de cabeça. No entanto, esses sintomas tendem a diminuir à medida que a gravidez avança.

A novidade da gravidez poderá causar alguma ansiedade nas mamães de primeira viagem, mas é também uma fase emocionante, repleta de experiências novas e alegria.

Quando começa a contar o tempo de gravidez?

Após o diagnóstico da gravidez seu médico irá calcular a data mais provável para o nascimento do bebê, contando 40 semanas (9 meses e 7 dias) a partir do primeiro dia da última menstruação, uma vez que não é possível determinar com certeza a data em que ocorre a fecundação.

O primeiro trimestre, semana a semana:

0 – 3 Semanas

Na verdade, o primeiro trimestre começa um pouco antes da gravidez devido à forma como a contagem é feita, por isso tudo começa por volta da 2.ª semana, quando acontece a fecundação.

Em seguida, o óvulo fecundado (ou ovo) começa a descer em direção ao útero, onde se implanta cerca de nove dias depois. Nessa altura, é normal sentir cólicas ou dor abdominal relacionadas com o processo de implantação.

4 semanas

Por volta da 4.ª semana de gravidez o embrião mede aproximadamente 2mm e já está envolvido pelo saco amniótico, que começa a encher-se de liquido. O sistema nervoso começa a formar-se, a partir do tubo neural e desenvolvem-se a placenta e o cordão umbilical.

5 semanas

Na 5.ª semana, o coração do embrião começa a bater e as partes do corpo do bebê começam a diferenciar-se, com o aparecimento da cabeça e da cauda embrionária. Nos lados da cabeça surgem pregas que irão dar origem às orelhas e as vesículas oculares que irão dar origem aos olhos. A placenta começa a funcionar para alimentar o embrião que mede, nessa fase, cerca de 3mm. Apesar de ainda estarem se desenvolvendo, todos os órgãos principais estão já formados.

6 semanas

Por volta da 6.ª semana, o embrião mede cerca de 6 mm (o tamanho de um grão de arroz) e apresenta uma cauda bastante visível devido ao crescimento mais rápido da coluna vertebral em relação ao resto do corpo.

Agora, o tubo neural está completamente fechado e o cérebro subdivide-se em cinco áreas diferentes. Começa também o crescimento dos membros e o batimento do coração já pode ser perceptível em ecografia.

É aqui também que começam os sintomas mais comuns da gravidez, como náuseas, dores nos seios e vontade frequente de urinar.

7 semanas

Na 7.ª semana, o embrião mede cerca de 1,25 cm e as mãos e os pés já são visíveis, com os dedos a começarem a formar-se. Os músculos começam a desenvolver-se e o coração torna-se mais complexo, possuindo agora duas câmaras e batendo cerca de 150 vezes por minuto.

O rosto do bebê começa a formar-se, com olhos, boca e língua bem diferenciados. Nessa altura o seu bebê já possui um grupo sanguíneo próprio e começa a fazer seus primeiros movimentos.

8 semanas

Nessa fase, o seu bebê mede cerca de 1,6 cm. A cabeça aumentou de tamanho, sendo agora bastante desproporcionada devido ao rápido desenvolvimento cerebral. As pernas e braços estão mais desenvolvidas e as mãos já dobram na parte do pulso.

No rosto do bebê, as pálpebras começam a crescer, cobrindo uma parte dos olhos, ao mesmo tempo que as orelhas iniciam a sua formação. Começa também a formação do palato, dentes e laringe.

Nessa altura, você também começará a sentir mudanças físicas importantes, com os seus seios a aumentarem de volume e a cintura a expandir-se.

9 semanas

Às nove semanas o bebê passa a ser chamado de feto. Mede agora cerca de 2cm (cabeça-nádegas) e pesa à volta de 2 gramas. Apesar de não ser possível ver na ecografia se é menino ou menina, os seus órgãos genitais já começaram a se formar.

As mãos e pés já possuem dedos diferenciados e os olhos estão completamente cobertos por pálpebras mas só irão abrir por volta das 26 semanas.

Se ainda não o fez, deverá marcar nessa altura a primeira consulta pré-natal, em que serão efetuados vários testes para detectar potenciais problemas na gravidez e marcado o primeiro exame de ultrassom.

10 semanas

Às dez semanas o feto já duplicou o seu peso, pesando cerca de 4g e medindo à volta de 3cm da cabeça às nádegas. O coração encontra-se agora praticamente desenvolvido e bate cerca de 180 vezes por minuto.

A cabeça do seu bebê mede agora cerca de metade do tamanho total do corpo e o cabelo começa a crescer. No entanto, as proporções irão normalizar durante as próximas semanas, à medida que o resto do corpo aumenta de tamanho.

Nessa fase o bebé já é bem ativo e mexe frequentemente os braços e as pernas, que apresentam agora dedos bem definidos e unhas.

11 semanas

O seu bebê mede agora cerca de 4cm (cabeça-nádegas) e pesa à volta de 7g. A proporção da cabeça em relação ao corpo já é menor e as características faciais estão bastante desenvolvidas, com olhos, boca, nariz e orelhas bem definidos.

O primeiro trimestre está chegando ao fim e o desenvolvimento dos órgãos internos está quase completo. A placenta continua o seu desenvolvimento ficando completamente funcional dentro de uma semana.

Nessa semana poderá surgir na sua barriga uma linha de pigmentação negra e a intensidade de alguns sintomas, como a produção excessiva de saliva ou problemas de sono podem aumentar.

12 semanas

O seu bebê mede à volta de 5cm (cabeça-nádegas) e duplicou de peso, pesando agora cerca de 14g. Os órgãos internos estão praticamente formados e o coração pode ser ouvido claramente durante a ecografia.

Os olhos aproximaram-se e estão quase na posição final, assim como as orelhas que se entram já posicionadas nos lados da cabeça. Os órgãos internos estão na fase final do seu desenvolvimento e o bebê começa a produzir urina.

Nessa altura já é possível determinar o sexo do bebê por observação direta (ecografia), uma vez que os órgãos genitais já se encontram desenvolvidos. No entanto, será mais fácil perceber qual é o sexo do bebê a partir das 16 semanas.

13 semanas

É o fim do seu primeiro trimestre e o bebê mede agora mais ou menos 7cm (cabeça-nádegas) e pesa cerca de 23g, o que é o dobro da semana anterior.

Todos os seus órgãos estão funcionais, a exceção dos pulmões que só começam a funcionar em pleno na altura do nascimento. O seu bebê tem agora as proporções corretas e só lhe resta aumentar de tamanho e peso.

É nessa altura que o bebê começa a chupar no dedo, um reflexo que irá prepara-lo para mamar e se for uma menina, ela terá nesse momento em seus ovários o número total de óvulos que irá libertar durante toda a vida.

Além do desenvolvimento do bebê, há outra boa notícia nesse final de trimestre: Os sintomas da gravidez tornam-se menos intensos e para muitas mulheres as náuseas e cansaço quase desaparecem.

O que posso esperar a seguir?

No segundo trimestre haverá um desenvolvimento muito rápido do seu bebê. Ele irá aumentar 5 vezes de tamanho e pesar 33 vezes mais, atingindo cerca de 35 cm de tamanho e mais de 760 gramas de peso no final do segundo trimestre. Mas muitas outras mudanças irão acontecer nesse período e por isso preparamos para você um artigo com toda a informação sobre o segundo trimestre de gravidez, semana a semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.