O segundo trimestre da gravidez, semana a semana


O segundo trimestre: da 14.ª à 26.ª semana

O segundo trimestre é um período bem mais calmo do que o primeiro, uma vez que agora os sintomas da gravidez são menos intensos.

Você também começará a sentir-se mais envolvida com a sua gravidez, pois no segundo trimestre surgem os primeiros movimentos do seu bebê, que podem ser sentidos a partir da 20ª semana.

Mas o segundo trimestre é repleto de outras surpresas. Confira, por isso, o que acontece entre a 14ª e a 26ª semana:

14 semanas

O seu bebê estará medindo agora entre 8 e 9cm (cabeça-nádegas) e pesa à volta de 40g. Além do cabelo, que vem crescendo desde a 10.ª semana, o bebê tem agora a pele coberta por um pelo muito fino chamado de lanugo ou lanugem, que normalmente desaparece antes do nascimento ou nas semanas seguintes.

Os músculos do rosto estão agora mais desenvolvidos e o seu bebê passará o tempo fazendo caretas e chupando o dedo.

15 semanas

O bebê pesa cerca de 70g e mede à volta de 10cm da cabeça às nádegas. Suas pernas crescem agora a um ritmo superior ao dos braços e ele já consegue mover todas as articulações. No entanto, você poderá não sentir os seus movimentos até à 20.ª semana.

As papilas gustativas estão se desenvolvendo e o bebê poderá detectar alguns sabores que passam para o líquido amniótico quando você ingere alimentos.

É também frequente o seu bebê ter soluços, por estar aprendendo a respirar, mas você não irá conseguir ouvir esses soluços porque na traqueia do bebê circula líquido ao invés de ar.

Nessa altura, seu médico poderá propor que faça um exame de sangue para detectar possíveis problemas genéticos.

Se você tiver mais de 35 anos ou houver um histórico familiar de malformações fetais, poderá ser recomendada a realização de uma amniocentese, para detectar anormalidades cromossômicas como o Síndrome de Down. Como esse teste comporta alguns riscos para o bebê, deve pedir ao seu médico que a informe sobre todas as implicações.

16 semanas

O seu bebê mede agora quase 12cm (cabeça-nádegas) e acaba de chegar aos 100 gramas de peso! Além disso está ficando mais ativo e suas mãos já conseguem agarrar e poderá até brincar com o cordão umbilical.

O treino respiratório continua e o seu bebê “respira” agora fluído amniótico, o que vai servir como preparação para a respiração após o nascimento.

Você poderá sentir agora algumas pontadas, devido à expansão do abdômen que faz com que os ligamentos estiquem. No entanto, se as dores forem persistentes deverá falar com o seu médico.

17 semanas

O bebê tem agora cerca de 13cm (cabeça-nádegas) e pesa à volta de 140g. O seu corpo cresceu bastante e a cabeça é agora menos desproporcionada.

O rosto está mudando, com as sobrancelhas e pestanas iniciando o seu crescimento e os olhos mais desenvolvidos. O seu bebê consegue agora mexer os olhos e começam a ser sensíveis a luz.

Os ouvidos também estão desenvolvidos e o bebê consegue ouvir ruídos abafados do exterior e o batimento do coração da mãe.

Na coluna vertebral começa a acumular-se mielina, uma substância protetora do sistema nervoso que facilita a condução dos estímulos elétricos.

18 semanas

Nessa semana o seu bebê estará pesando cerca de 190g e medindo mais de 14cm da cabeça às nádegas.

Os órgãos sexuais encontram-se agora suficientemente desenvolvidos e podem ser vistos com facilidade num exame de ultrassom, desde que o bebê esteja numa posição favorável.

Nessa altura os movimentos são mais perceptíveis e você poderá notar uma sensação semelhante a gases, mas na verdade é o seu bebê se movimentando.

19 semanas

O bebê mede cerca de 15cm (cabeça-nádegas) e pesa à volta de 240g. Nessa altura as pernas e os braços já quase atingiram as proporções normais.

O sistema digestivo continua se desenvolvendo e por essa altura o seu bebê já começa a acumular mecônio no intestino, que irá ser expelido logo após o nascimento.

Os movimentos tornam-se mais fortes e você poderá sentir seu bebê virando e dando pequenos chutes dentro da barriga.

Por volta dessa altura deverá ser realizada mais um exame de ultrassom, para verificar o crescimento do seu bebê e perceber se existe alguma anomalia.

20 semanas

Até agora, a posição e forma do seu bebê não permitiam a medição correta do seu comprimento, medindo-se apenas o comprimento cabeça-nádegas. Mas agora que o bebê está mais crescido, é possível medi-lo na totalidade, desde o topo da cabeça até ao calcanhar.

Dessa forma, o seu bebê mede agora cerca de 26cm e pesa à volta de 300g.

Se ainda não sentiu o bebê a mover-se, é provável que esta semana traga uma boa surpresa, pois as 20 semanas são apontadas como o tempo médio para que a mãe consiga sentir os primeiros movimentos do bebê. No entanto, em alguns casos isso pode demorar um pouco mais, podendo ter de esperar até às 24 semanas para sentir os seus primeiros movimentos.

Uma substância oleosa chamada de vernix caseosa começou a acumular-se na pele e irá funcionar como um isolante térmico na hora do parto. Além disso a substância isolante protege a pele dos efeitos da imersão prolongada no líquido amniótico.

21 semanas

O bebé mede agora à volta de 27cm (cabeça-calcanhar) e pesa cerca de 360g.

O desenvolvimento dos ouvidos está agora bastante avançado e o bebê pode ouvir sons vindos do exterior e reagir quando você fala ou canta para ele.

Nessa semana, você também poderá sentir o seu bebê se mexendo de uma forma mais evidente e mesmo notar um padrão em seus movimentos.

Com o desaparecimento dos sintomas mais incômodos, como o enjoo matinal e o cansaço, você estará se sentindo mais ativa, é por isso a hora de desfrutar do melhor período da gravidez.

22 semanas

Nessa semana, o seu bebê estará medindo cerca de 28cm (cabeça-calcanhar) e pesando quase 430 gramas.

As proporções do seu bebê já são as mesmas de recém-nascido, apesar do seu tamanho ser bem mais reduzido.

O desenvolvimento continua, e os órgãos reprodutivos não são exceção. Se for um menino, os testículos já estarão descendo em direção à bolsa testicular e no caso de ser uma menina, seu útero e tubas estarão completamente formados. Os olhos estão completamente desenvolvidos e os dentes já estão quase formados dentro da gengiva.

Nessa altura, você terá ganho entre 5 e 7 quilos e poderá notar estrias na barriga ou nos seios. Essas estrias são causadas pelo aumento de peso que faz esticar a pele, e afetam cerca de 80% das mulheres grávidas.

23 semanas

O seu bebê mede agora cerca de 29cm da cabeça ao calcanhar e já ultrapassou os 500g de peso.

A audição do bebê é apurada e ele pode distinguir vários sons, incluindo a sua voz. Ele também irá se habituando aos sons do ambiente que o rodeia e o seu sentido de equilíbrio já está desenvolvido.

Nessa fase, o pâncreas está bastante desenvolvido e o bebê já consegue produzir insulina.

É uma boa altura para verificar sua dieta pois o aumento do tamanho do bebê poderá fazer com que você sinta mais fome. Nessa fase poderá também começar a surgir leite nos seus seios, o que é algo normal.

24 semanas

Nessa semana o seu bebê deverá pesar cerca de 600g e medir à volta de 30cm (cabeça-calcanhar).

Por essa altura, os pequenos pulmões estão se ramificando e se tornando mais complexos. Começa também a produção de surfactante que irá ajudar os pulmões a inflar na altura da primeira respiração.

Às 24 semanas os movimentos do bebê deverão ser perceptíveis para a maioria das mães. Nos casos em que isso não acontece, é aconselhável consultar o médico para descartar possíveis problemas.

A partir da 24.ª semana, o bebê é considerado viável e teria uma chance de 36% de sobrevivência se nascesse agora. Mas por agora o nascimento pode esperar, pois o bebê ainda precisa ganhar peso e acabar o seu desenvolvimento.

Por essa altura você estará se sentindo bem mais grávida, com a barriga a ficar cada vez mais visível devido ao crescimento mais rápido do útero.

Nessa fase, os seus olhos podem ficar mais secos e sensíveis à luz, devido às mudanças hormonais. No entanto, se os sintomas se agravarem (secura extrema, dor ou dificuldade de visão) consulte o seu médico.

25 semanas

O seu bebê tem agora cerca de 35cm (cabeça-calcanhar) e pesa à volta de 670g.

Por essa altura, o coração do bebê estará batendo um pouco mais lento, a cerca de 140 batidas por minuto, mas ainda é quase o dobro dos batimentos de um adulto.

O seu bebê já tem o sentido do tato bem desenvolvido e irá passar o tempo explorando o ambiente que o rodeia. É também frequente o bebê tocar o seu próprio rosto, juntar as mãos ou agarrar os pés.

O desenvolvimento dos órgãos internos continua, com o desenvolvimento dos vasos sanguíneos dos pulmões e se nascesse agora, suas chances de sobrevivência teriam aumentado para 50%.

É normal nessa fase você sentir formigueiros ou dores nas mãos, devido ao inchaço provocado pela gravidez.

26 semanas

O bebê mede agora cerca de 36cm (cabeça-calcanhar) e pesa à volta de 760g.

Os olhos, que já eram sensíveis à luz, começam a abrir e o bebê poderá reagir a luzes fortes, que incidam diretamente na barriga. A audição também está mais desenvolvida e o seu ouvido é sensível aos sons mais graves, como a voz do pai.

O bebê já tem um ritmo de sono bem definido, dormindo e acordando em intervalos regulares. No entanto, o sono do seu bebê dificilmente estará sincronizado com o seu, podendo acordá-la no meio da noite se esse for o seu período de maior atividade.

Essa semana marca também o final do segundo trimestre e nessa altura você já poderá estar tendo alguns dos sintomas típicos do terceiro trimestre, como problemas de sono ou falta de ar.

O que posso esperar a seguir?

Nos próximos três meses, o peso do seu bebê irá aumentar mais de quatro vezes e o tamanho quase para o dobro!

Essa é também a reta final da gravidez e seu bebê estará se desenvolvendo rapidamente, quase pronto para enfrentar o mundo. Essa será também uma fase exigente para você, com os movimentos do bebê a aumentarem de intensidade e a chegada de alguns dos sintomas mais incômodos da gravidez.

Por isso, leia nosso próximo artigo e saiba o que pode esperar a cada semana do terceiro trimestre de gravidez.

2 comentários em “O segundo trimestre da gravidez, semana a semana

  • 30 de junho de 2018 em 02:06
    Permalink

    Estou com 18 semanas de gravidez meu bebê está com 12,5cm e 240gramas é normal?

    Resposta
    • 2 de julho de 2018 em 15:17
      Permalink

      Olá, Lay

      Os valores que apresentamos no artigo são apenas uma média, pelo que alguns bebês poderão pesar mais ou menos do que o indicado no artigo. Nada melhor do que falar com o seu médico, pois ele conhece a história da sua gravidez e poderá explicar melhor os valores que refere.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.