Por que o bebê coloca tudo na boca?


Por que o bebê coloca objetos na boca?

A exploração oral é uma forma importante de interação com o mundo até aos dois anos de idade, permitindo ao bebê distinguir as texturas dos objetos e conhecê-los.

Isto tem a ver com o fato do controle das mãos ser menor nos primeiros meses de vida, o que faz com que o bebê utilize a boca, que possui muito mais terminações nervosas, para examinar os objetos que se encontram à sua volta.

Por isso, quando o seu bebê coloca na boca um objeto, está na verdade a observá-lo e a registrar suas características. Impedir essa experiência seria como impedir alguém de ler ou ver TV.

Porquê o bebê coloca tudo na boca?
Foto: Bigstock.com

Além da exploração, o fato do bebê levar objetos à boca pode também ter a ver com o crescimento dos dentes. Nesse caso, morder objetos é uma forma de aliviar o desconforto que o crescimento dos dentes de leite provoca nas gengivas.

No entanto, é necessário que você tenha alguns cuidados para que toda essa exploração e aprendizagem não se torne perigosa.

Objetos perigosos para o bebê:

  • Brinquedos e objetos pequenos – Brinquedos que caibam inteiros na boca são contraindicados para o seu bebê, pois podem causar asfixia.

    Procure brinquedos adaptados à idade, com dimensões maiores, de forma a que o bebê os possa colocar na boca sem correr perigo.

    Objetos pequenos, como moedas, botões ou peças de puzzle podem causar asfixia se forem engolidos por um bebê.

  • Objetos cortantes ou pontiagudos – Afaste todo o tipo de objetos cortantes ou perfurantes. Não só o seu bebê poderá levá-los à boca, como também poderá machucar-se noutras partes do corpo.

  • Objetos sujos – Mantenha a higiene do espaço em que o seu bebê brinca. Objetos sujos podem ser fonte de alergias ou infeções.

  • Produtos tóxicos e medicamentos – Por razões óbvias, mantenha medicamentos e produtos tóxicos e corrosivos longe do alcance do bebê, de preferência em armários altos ou gavetas.

  • Toalhas na mesa – Cuidado com as toalhas, pois apesar de não serem perigosas se levadas à boca, o seu bebê pode puxá-las e fazer cair objetos que estejam em cima da mesa. Se tem objetos pesados em cima de uma toalha deve manter o bebê afastado da mesa ou retirar os objetos.

  • Tomadas elétricas – Ainda que não as possa levar à boca, tenha especial cuidado com as tomadas pois estas situam-se no campo de visão de um bebê que engatinha, e este pode introduzir os dedos ou objetos nas tomadas.

    Considere instalar tomadas com proteção anti-choque ou protetores de tomadas.

Devo impedir que o bebê leve objetos à boca?

Apenas deve impedi-lo no caso de se tratarem de objetos perigosos. O bebê explora o mundo de forma instintiva e a exploração oral é muito importante durante a fase que vai do nascimento até aos 2 anos de idade.

Quais são os melhores brinquedos para essa fase?

Como o bebê leva tudo à boca, é fundamental que os brinquedos tenham dimensões grandes de forma a que ele não consiga coloca-los inteiros na boca. Existem mesmo brinquedos com texturas variadas que são desenhados tendo em conta essa fase de exploração oral.

O bebê deve usar chupeta?

Apesar de poder ser útil para distrair ou ajudar um bebê a adormecer, a chupeta deve ser utilizada apenas durante o primeiro ano de vida, pois poderá causar problemas com a formação da dentição e atrasar o desenvolvimento da fala.

Especialistas em saúde oral alertam para problemas com o alinhamento dos dentes da frente e maxilares em crianças que continuam usando chupeta depois do nascimento dos dentes de leite. Esses problemas não afetam apenas os dentes de leite, mas também a dentição definitiva que vai nascer igualmente desalinhada.

No entanto, vários estudos demonstram que o uso de chupeta durante o sono diminui o risco de ocorrência da síndrome de morte súbita infantil , pelo que o seu uso durante o primeiro ano de vida é recomendado por vários especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.