Posso tomar paracetamol durante a gravidez?


Paracetamol na gravidez: conheça os riscos e benefícios

O paracetamol é um dos medicamentos mais seguros para o tratamento da dor e febre durante a gravidez, sendo por isso o ideal para tratar as dores de cabeça tão comuns no início da gravidez.

No entanto, você apenas deverá tomar paracetamol em último recurso e de uma forma pontual, pois quanto menos medicamentos você consumir durante a gravidez, melhor.

Caso você já tenha propensão a ter dores de cabeça, deverá falar com seu médico para saber se pode tomar paracetamol de uma forma mais regular.

Posso tomar ibuprofeno como alternativa?

Não deve confundir o paracetamol com o ibuprofeno, pois apesar de serem ambos anti-inflamatórios, a sua composição é muito diferente.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não-esteroide e pode aumentar o risco de aborto, devendo apenas ser tomado por indicação médica. Aliás, todos os anti-inflamatórios desse tipo, a aspirina incluída, devem ser evitados durante a gravidez, em especial no último trimestre.

Posso tomar paracetamol com codeína ou cafeína?

paracetamol na gravidez
Foto: Bigstock.com

Em regra, deverá evitar medicamentos que contenham combinações de paracetamol com outros fármacos.

A combinação de paracetamol com cafeína é bastante comum, mas poderá expor o seu bebê a níveis demasiado elevados de cafeína, que não deve ultrapassar os 200mg diários. Por isso, se tomar este tipo de medicamento confira a bula para saber qual a quantidade de cafeína ingerida em cada comprimido e não se esqueça que o chá ou café que você possa eventualmente tomar, também contam para o limite diário.

No caso da combinação de paracetamol com codeína, esta só deverá ser utilizada em último caso e por indicação do médico, uma vez que se for tomada de forma regular, a codeína pode provocar síndrome de abstinência no recém-nascido.

O paracetamol pode causar problemas para o bebê?

Existe um estudo que procura ligar o consumo de paracetamol a casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na infância, mas trata-se de um estudo isolado que ainda não foi confirmado pela comunidade científica. Por isso, até notícia em contrário, o paracetamol continua sendo um dos medicamentos mais seguros na gravidez.

6 comentários em “Posso tomar paracetamol durante a gravidez?

  • 30 de abril de 2016 em 23:24
    Permalink

    Grávida no terceiro mês de gravidez de tomar que remédio para dor de cabeça?

    Resposta
    • 6 de maio de 2016 em 15:00
      Permalink

      Olá Flávia,

      O paracetamol é normalmente bem tolerado durante a gravidez, mas deve falar com o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de medicação.
      Deve ter também atenção à composição do medicamento, pois alguns medicamentos contém outros compostos além do Paracetamol, o que os pode tornar inseguros para a gravidez.

      Resposta
  • 8 de junho de 2016 em 08:38
    Permalink

    Olá, estou com uma dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar. Ontem à noite, desesperada pela dor de um torcicolo, tomei um comprimido de ibuprofeno (600mg). O problema é que estou grávida de 32 semanas, e só hoje de manhã fui descobrir que esse medicamento é totalmente contraindicado nessa fase e pode causar problemas de coração no feto… como devo proceder? Um único comprimido já pode ser um problema?
    Grata pela atenção

    Resposta
    • 8 de junho de 2016 em 09:47
      Permalink

      Bom dia Stella,

      Não nos parece que um único comprimido vá causar problemas, o importante é que não volte a tomar.
      De qualquer forma mencione o sucedido ao seu médico e pergunte qual a melhor alternativa para aliviar a dor, caso esta volte a ocorrer.

      Resposta
  • 28 de agosto de 2017 em 17:45
    Permalink

    Minha irma tomou paracetamol e ela so tem 2 semanas ela corre o risco de peder o bebe

    Resposta
    • 30 de agosto de 2017 em 09:46
      Permalink

      Olá. Sheila

      O paracetamol não aumenta o risco de aborto e é considerado seguro na gravidez, desde que tomado na dose recomendada.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.