Preparação para o parto


Fazer um curso de preparação para o parto pode ser muito útil para mães e pais de primeira viagem, pois ajuda a perceber como as coisas realmente funcionam.

Esses cursos exploram várias questões ligadas ao parto, tanto de um ponto de vista teórico como prático,  de forma a esclarecer possíveis dúvidas que os pais possam ter.

Além de esclarecer os futuros pais acerca do parto, os cursos também fornecem informação sobre como cuidar do bebê, incluindo temas como o aleitamento, o banho do bebê e como mudar fraldas.

Aulas de preparação para o parto são obrigatórias?

Os cursos de preparação para o parto são facultativos, mas altamente aconselháveis pois você receberá informação em primeira mão, da parte de profissionais de saúde, que a ajudará a preparar-se e sentir-se mais segura em relação ao parto e aos cuidados a ter com o bebê.

Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer outros casais na mesma situação e trocar experiências sobre a gravidez. Lembre-se que ser mãe (ou pai) pode não ser uma tarefa fácil, especialmente nos primeiros tempos, e toda a ajuda e informação adicional é bem-vinda.

A partir das 30 semanas de gravidez, você poderá frequentar gratuitamente um curso de preparação para o parto do serviço público de saúde, mas existem igualmente cursos pagos em clínicas privadas se preferir essa opção.

Embora algumas vezes seja apenas a mãe a frequentar os cursos de preparação para o parto, é sempre aconselhável a presença do casal, pois esse tipo de aprendizagem é algo que beneficia a ambos e não apenas a mãe.

Curso pré-natal: o que esperar

Os cursos de preparação para o parto cobrem vários tópicos, que vão desde a fisiologia do parto, até aos cuidados básicos com o bebê após o nascimento, passando também por questões práticas ligadas aos procedimentos médicos e cuidados hospitalares. Os cursos poderão ainda ser divididos em várias partes ou mini-cursos, conforme os temas abordados.

A estrutura dos cursos é normalmente dividida em sessões teóricas, onde são explicados os aspectos fisiológicos e questões práticas ligadas ao parto e cuidados com o bebê e sessões práticas, baseadas em exercícios e simulações relacionadas com o parto e com os cuidados do bebê.

Preparação para o parto - sessão teórica
Preparação para o parto – sessão teórica | Foto: Dollar Photo Club

As sessões teóricas poderão incluir:

  • Informação sobre o trabalho de parto e os aspectos fisiológicos do parto
  • Planejamento do parto, incluindo informação sobre o uso de epidural e outros procedimentos médicos
  • Informação sobre os vários tipos de parto incluindo informação acerca do parto instrumentalizado e cesárea
  • Informação útil sobre questões de saúde que afetam a mãe e o bebê
  • Informação sobre o impacto emocional e físico do parto

As sessões práticas poderão incluir:

Exercícios de preparação para o parto

Preparação para o parto - exercícios - Bola de Pilates
Foto: Bigstock.com

Os exercícios de preparação para o parto, incluem normalmente uma combinação de técnicas de relaxamento, respiração e massagem, assim como exercícios de fortalecimento pélvico.

Durante as sessões, enquanto a futura mãe aprende técnicas que facilitam a expulsão do bebê, o outro membro do casal (ou um acompanhante) irá aprender a desempenhar um papel de suporte, através da realização de massagens e apoio às técnicas de respiração e relaxamento.

Os cursos de parto são úteis para quem já teve filhos?

Isso depende da perspectiva de cada mãe, mas recapitular a informação pode ser bastante útil, especialmente se já tiver passado algum tempo após o primeiro parto.

Além disso, os aspectos técnicos e as práticas ligadas ao parto estão em constante evolução, podendo haver novas opções disponíveis que não existiam na altura em que teve o seu primeiro bebê.

Existem ainda, cursos de reciclagem para casais que já têm filhos, normalmente mais curtos e que não incluem tópicos como mudança de fraldas e aleitamento.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Reddit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *