Varizes na gravidez: saiba como evitá-las


Como evitar varizes na gravidez

As varizes na gravidez  podem ser pouco agradáveis de um ponto de vista estético, mas geralmente não representam perigo para a saúde da gestante. Na verdade, para a maioria das mulheres, são apenas um incômodo temporário, que se resolve espontaneamente no final da gravidez.

As varizes são veias inchadas devido à pressão exercida pelo maior volume de sangue que circula no  corpo durante a gravidez. Este aumento de pressão, aliado às mudanças hormonais faz com que as válvulas das veias (que encaminham o fluxo sanguíneo de volta ao coração) funcionem de forma incorreta, permitindo o refluxo do sangue e o seu acúmulo ao longo da própria veia.

Comparação entre uma veia normal e uma veia varicosa.
Comparação entre uma veia normal e uma veia varicosa.

As varizes surgem normalmente nas pernas, que além de suportarem todo o peso acumulam mais sangue por se situarem na parte inferior do corpo.

No entanto, as varizes também podem aparecer em outros locais, como a vulva ou o anus, sendo essas últimas conhecidas como hemorroidas.

O que são vasinhos?

Os “vasinhos” são na verdade pequenas varizes que resultam do inchaço e inflamação de veias superficiais e acontecem pelas mesmas razões que as varizes maiores, apesar de seu aspecto ser esteticamente mais tolerável.

Quem tem maior risco de varizes?

Todas as mulheres grávidas correm esse risco, mas quem tem níveis mais elevados de progesterona é mais susceptível ao aparecimento de varizes, uma vez que esse hormônio favorece a dilatação das veias. Além disso, as mulheres com um histórico familiar de varizes são mais propensas ao inchaço e inflamação das veias.

Varizes na gravidez: saiba como evitá-las
Foto: Bigstock.com

O que posso fazer para evitar varizes na gravidez?

A chave para evitar ou reduzir o aparecimento de varizes é tentar diminuir o acúmulo de sangue na parte inferior do corpo, em especial nas pernas:

  • Faça caminhadas – Isso melhorará a circulação do sangue nas pernas e além disso é um excelente exercício para manter a forma durante a gravidez.
  • Mantenha as pernas elevadas– Ter as pernas ligeiramente mais elevadas que o resto do corpo facilita a circulação e evita o acúmulo de sangue, por isso aproveite os momentos de descanso para elevar as pernas. Pode também dormir com uma almofada por baixo das pernas, de modo a que fiquem ligeiramente mais altas que o resto do corpo.
  • Mude de posição – Evite longos períodos na mesma posição. Se você passa muito tempo sentada, faça pausas e caminhe um pouco. Se, ao contrário, você passa muito tempo de pé, sente-se com mais frequência.
  • Use roupa confortável – A roupa deve ajustar-se ao seu corpo sem ser demasiado apertada, especialmente na zona das pernas e cintura.
  • Use meias elásticas – As meias de compressão são muito úteis para prevenir varizes uma vez que evitam que o sangue se acumule nas pernas. Esse tipo de meias pode ser um pouco desconfortável se o tempo estiver quente, pois deverá usá-las durante todo o dia, mas o esforço compensa.
  • Controle o seu peso – Mantenha o seu peso dentro dos limites aconselhados pelo seu médico. Um peso superior ao recomendado irá sobrecarregar suas pernas e facilitar o aparecimento de varizes.
  • Beba água e coma fibras – Uma dieta rica em fibras e líquidos previne a prisão de ventre que agrava as hemorroidas devido ao esforço extra. Em caso de necessidade fale com o seu médico sobre as opções para aliviar este tipo particular de varizes.

Varizes na gravidez podem ser perigosas?

Normalmente, as varizes não causam complicações para além do desconforto e aspecto estético menos agradável.

No entanto existe uma patologia diferente chamada Trombose Venosa Profunda que pode ser extremamente perigosa. Essa patologia, ao contrário das varizes que ocorrem à superfície, deve-se à formação de coágulos nas veias mais profundas, podendo causar uma embolia pulmonar (alojamento de um coágulo na artéria pulmonar) que pode levar a dificuldades respiratórias, taquicardias ou mesmo morte súbita. As viagens longas de avião fazem aumentar o risco desta patologia, pelo que é aconselhável o uso de meias de compressão caso pretenda viajar de avião durante a gravidez.

A Trombose Venosa Profunda tem sintomas diferentes das varizes e caracteriza-se por vermelhidão na pele e inchaço na perna afetada, pelo que deverá contatar o seu médico se tiver algum destes sintomas.

As varizes desaparecem?

Quando se trata da primeira gravidez, o mais provável é que desapareçam no prazo de alguns meses após o nascimento. No caso de se tratar de uma segunda gravidez, poderá ser um pouco mais difícil mas existem vários tratamentos para eliminar as varizes que poderão ser feitos depois de terminada a gravidez, pelo que deverá falar com o seu médico acerca das opções disponíveis.

Em resumo

As varizes são um problema relativamente comum na gravidez, com um prognóstico favorável. Embora não exista uma forma absolutamente eficaz para evitá-las, o exercício físico e uma dieta equilibrada parecem contribuir para diminuir a sua incidência.

No entanto, é importante não confundir varizes com trombose venosa profunda, uma patologia grave que pode colocar em risco a saúde da gestante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.