Grávida pode viajar de avião?


Viajar de avião na gravidez

De uma forma geral é perfeitamente seguro viajar de avião durante a gravidez. Por isso, a menos que você tenha uma gravidez de risco, não há problema em marcar umas férias longe de casa.

No entanto, há alguns aspectos a considerar se você estiver planejando viajar durante os meses de gravidez.

Qual a melhor altura da gravidez para viajar de avião?

É possível viajar durante quase toda a gravidez, desde que impere o bom senso.

No primeiro trimestre, conte com enjoos matinais e dores de cabeça e pondere se quer viajar nessas condições. Como cada pessoa vive esse período de uma forma diferente, os seus sintomas poderão permitir-lhe viajar sem problemas ou, pelo contrário, obrigar você a alterar seus planos de férias.

O segundo trimestre é normalmente a melhor altura para viajar de avião, pois os enjoos matinais deverão ter terminado e o momento do parto ainda está longe. Tenha em conta no entanto que as viagens mais longas podem ser mais desconfortáveis para uma mulher grávida, devido ao espaço restrito dos assentos e o facto de passar muitas horas sentada.

Se viajar no último trimestre, deverá levar com você a sua ficha clínica e uma autorização médica que ateste que você pode realmente viajar de avião. A ficha clínica deverá conter um registro detalhado da sua gravidez, incluindo a data da última menstruação e a data provável do parto.

Qualquer que seja a altura da gravidez em que decida viajar deve consultar o seu médico, de forma a garantir que não existe qualquer risco para você ou para o seu bebê.

Até que momento da gravidez é possível viajar?

grávida pode viajar de avião
Foto: Bigstock.com

Em regra, é possível viajar até as 36 semanas, mas companhias aéreas podem impor outros limites a mulheres em final de gravidez. No entanto esses limites variam de companhia para companhia, pelo que o melhor será informar-se antes de comprar a passagem.

Se a companhia aérea permitir a viagem é normal que peça para você apresentar uma autorização médica e histórico da gravidez.

A altitude e a pressão atmosférica são prejudiciais para o bebê?

O seu bebê estará perfeitamente seguro desde que você viaje em jatos pressurizados. Deve no entanto evitar aviões pequenos sem pressurização.

Quais são os riscos de viajar de avião durante a gravidez?

Ao viajar de avião durante a gravidez aumenta ligeiramente o risco de formação de coágulos e aparecimento de varizes. Por isso é uma boa ideia usar meias de compressão para evitar esse problema.

Existe também um risco muito reduzido de parto prematuro, mas apenas é significativo para quem viaja frequentemente, como no caso dos membros da tripulação.

Recomendações para uma viajante grávida

Viajar de avião durante a gravidez pode ser um pouco mais desconfortável do que em outras circunstancias, mas as recomendações são mais ou menos as mesmas que para qualquer passageiro:

  • Beba água com frequência, pois o corpo desidrata mais facilmente durante as viagens de avião.
  • Evite passar demasiado tempo sentada e tente caminhar um pouco na cabine se for possível.
  • Use o cinto de segurança junto à cintura, por baixo da barriga.
  • Use roupa confortável e larga.
  • Faça exercícios para favorecer a circulação nas pernas. Geralmente as companhias aéreas incluem informação acerca disto na revista de bordo.

Informe-se também dos serviços médicos disponíveis no seu destino e se precisa tomar algum tipo de vacina.

Agora é só viajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.