Guia da Grávida

Como amamentar?

Como amamentar

Foto: Bigstock.com

Amamentação passo a passo para mamães de primeira viagem

Se você é uma mamãe de primeira viagem a amamentação poderá suscitar algumas dúvidas. Afinal, estamos falando de uma experiência completamente diferente de tudo que você está habituada, uma vez que o seu corpo irá produzir alimento e nutrir um outro ser humano.

Além disso, ninguém nasce sabendo amamentar, isso é algo que se aprende por tentativa e erro, sem esquecer claro, a ajuda preciosa de quem já passou pelo mesmo.

Por isso, o objetivo deste artigo não é ensiná-la a amamentar da “forma certa”, mas sim dar-lhe algumas dicas que a poderão ajudar a encontrar sua própria forma de amamentar.

Dicas para amamentar

Por mais que você leia sobre o assunto, amamentar será sempre uma experiência pessoal, diferente de mulher para mulher. No entanto, você poderá seguir algumas dessas dicas para facilitar um pouco o seu trabalho.

Foto: Bigstock.com

Posição para amamentar:

Para libertar os gases no fim da mamada, segure o seu bebê junto ao peito e dê alguns tapinhas leves, ou faça uma massagem nas costas.

Vantagens de amamentar

Existem boas razões para que você escolha amamentar, não só pelos benefícios que pode trazer para o bebê mas também pelos vantagens que traz para sua própria saúde.

Vantagens para o bebê:

Vantagens para a mãe:

O leite materno é um alimento ideal

Nunca é demais enumerar as vantagens do leite materno, pois apesar de existirem substitutos nenhum possui todas as qualidades do leite humano:

Amamentar reforça os laços com o bebê

A hora de mamar é sempre uma oportunidade para estar próxima e comunicar com o seu bebê. Além disso, amamentar pode ser uma boa forma de parar e relaxar um pouco. Aproveite esses momentos para descansar um pouco da rotina diária!

Como saber se o bebê está bebendo leite suficiente?

Até quando se deve amamentar?

A Organização Mundial de Saúde aconselha a alimentação com leite materno até aos dois anos de idade, sendo um ano considerado como mínimo pela maioria dos especialistas.

No entanto, não é necessário que alimente o bebê ao peito até aos dois anos, podendo utilizar uma bomba para extração de leite e armazená-lo para consumo posterior.

Porém, sabemos que não é fácil manter o aleitamento materno durante o tempo recomendado, por isso não se preocupe se isso não for possível, pois há sempre alternativas.

Outro fator que pode ser determinante, é a decisão de engravidar novamente durante o período de aleitamento, que poderá acelerar o desmame ou obrigar ao uso de leite de substituição.

O que acontece quando não é possível amamentar?

Existem várias fatores que podem impedir a amamentação, como certos tratamentos médicos, doenças ou ausência de produção de leite. Nesses casos, a solução passa pela utilização de leite de substituição, de acordo com a idade do bebê.

Foto: Bigstock.com

Casos em que é desaconselhado amamentar:

Em resumo

Amamentar é, sem dúvida, a melhor forma de alimentar o seu bebê durante o primeiro ano de vida. O leite materno possui uma composição única, completamente ajustada às necessidades do seu bebê e deve por isso ser preferido face aos substitutos existentes no mercado, sempre que não haja uma razão médica que impossibilite a amamentação.

Sair da versão mobile