Guia da Grávida

Dor nas costas na gravidez: Saiba como aliviá-la!

Dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Infelizmente, a dor nas costas é uma das consequências mais comuns da gravidez, pois à medida que a gravidez avança o peso da barriga irá deslocar gradualmente o centro de gravidade do seu corpo, modificando a postura e exercendo uma maior pressão cada vez maior sobre a coluna vertebral.

Causas de dor nas costas

Na gravidez, as dores nas costas surgem devido a vários fatores, não havendo uma causa isolada a que possam ser atribuídas.

Entre os fatores que mais contribuem para o aparecimento de dores nas costas, estão:

Como aliviar a dor nas costas

A dor nas costas pode ser aliviada de várias formas, mas o exercício físico poderá ser a maneira mais eficaz para diminuir a dor, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos aliviando a pressão extra exercida sobre a coluna vertebral.

Entre os exercícios mais recomendados estão:

Além do exercício físico, você poderá também tentar as seguintes dicas:

Quando consultar o médico

Deverá consultar o seu médico sempre que a dor nas costas for demasiado forte ou prolongada, pois poderá haver a necessidade de medicação ou exames complementares para determinar a causa da dor.

Tenha especial atenção se a dor nas costas surgir apenas a partir do final do segundo trimestre ou durante o terceiro trimestre, pois poderá ser um sintoma de parto prematuro, devendo nesse caso contatar imediatamente o seu médico.

Sair da versão mobile