Guia da Grávida

Grávida pode pintar as unhas?

Pintar as unhas durante a gravidez é seguro?

De um modo geral, é perfeitamente seguro pintar as unhas durante a gravidez. Pois apesar do esmalte ter componentes potencialmente tóxicos, a sua concentração é tão baixa que o risco para o bebê é praticamente nulo.

Ainda assim, a regra durante a gravidez é evitar ao máximo o uso de produtos químicos. Por isso, tente pintar as unhas com menos frequência e se costuma ir ao salão de manicure pondere fazê-lo menos vezes.

Qual a composição do esmalte de unhas?

A maior parte dos esmaltes contém, para além de outros componentes como resinas e plastificantes, dois elementos que podem ser tóxicos se forem absorvidos pelo seu corpo em grande quantidade:

O formaldeído que é usado para endurecer o esmalte, pode causar irritação das vias aéreas e possui propriedades cancerígenas. No entanto, seria necessária uma exposição regular a níveis altos deste químico para que você ou o seu bebê fossem afetados.

O tolueno é usado como solvente, para tornar o esmalte mais fácil de espalhar e pode causar irritação dos olhos e vias aéreas. Em níveis muito altos, o tolueno pode causar danos no sistema nervoso e prejudicar o bebê, mas a utilização normal de esmalte não acarreta quaisquer riscos.

Mesmo assim, por precaução, é aconselhável que você pinte suas unhas num local arejado para evitar respirar os vapores que se libertam do esmalte.

O removedor de esmalte é perigoso na gravidez?

Não, apesar de ter um cheiro forte devido à presença de acetona, o uso de removedor é perfeitamente seguro. Somente em concentrações muito elevadas a acetona se torna um risco para a saúde, pelo que mesmo o seu uso diário não constitui um problema.

Cuidados a ter ao pintar as unhas

Apesar dos esmaltes não serem considerados um risco para a saúde do seu bebê, é sempre melhor evitar ao máximo a exposição a químicos. Por isso, na hora de pintar as unhas lembre-se de:

Se fizer mesmo questão de evitar completamente esses químicos, poderá ainda optar por esmaltes que não contenham formaldeído ou tolueno e removedores sem acetona.

Sair da versão mobile