Guia da Grávida

Por que tomar iodo durante a gravidez?

Suplementos de iodo na gravidez

O iodo desempenha um papel central no funcionamento da Tireoide, que por sua vez regula o funcionamento do metabolismo.

Numa mulher grávida, além do metabolismo, o iodo ajuda no desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso central do bebê, contribuindo assim para a diminuição do risco de deficiência cognitiva e danos cerebrais congênitos.

Além disso, o iodo absorvido pelo organismo da mãe vai também sustentar o funcionamento da tireoide do bebê durante a gestação e aleitamento.

Qual a dosagem de iodo recomendada na gravidez?

A dose diária recomendada para uma mulher grávida situar-se entre o 220 mcg e os 250 mcg (1000mcg = 1mg) podendo ir até 290 mcg durante o aleitamento, podendo esses valores ser atingidos com uma dieta rica em iodo, ou com recurso a suplementos.

Como cerca de 90% do iodo ingerido é libertado na urina, os suplementos de iodo contém normalmente doses superiores à dose diária recomendada, de forma a garantir que a quantidade absorvida é a ideal.

Alimentos ricos em iodo

Para atingir a dose recomendada de iodo, pode também enriquecer sua dieta com alguns dos seguintes alimentos:

O que acontece se eu tomar iodo em excesso?

Mesmo tomando suplementos, é pouco provável que você desenvolva alguma patologia relacionada com consumo excessivo de iodo.

Ainda assim, em algumas pessoas o funcionamento da tireoide pode ser afetado, potenciando problemas como excesso de peso ou alterações do ritmo cardíaco. Porém esses casos não são frequentes e estão normalmente relacionados com patologias pré-existentes.

Foto: Bigstock.com

Quem deve tomar suplementos de iodo?

As mulheres grávidas ou em período de aleitamento tem necessidades maiores de iodo, podendo por isso ser aconselhadas pelo médico a suplementar o seu consumo de iodo.

No entanto, nem todas as grávidas necessitam de suplementos de iodo, isso é algo que o seu médico decidirá após avaliar o seu estado geral.

Convém lembrar que no Brasil o sal é iodado, algo que contribui para melhorar os níveis de iodo na população. Mesmo assim, no Brasil estima-se que cerca 10% das mulheres tenham deficiência de iodo durante a gravidez.

Já em Portugal, esse número poderá atingir os 83%, de acordo com dados de um estudo realizado em 2012, o que motivou a Direção-Geral de Saúde a recomendar a prescrição geral de suplementos de 150 a 200 mcg/dia durante a gravidez e aleitamento.

Sair da versão mobile