Guia da Grávida

Teste de ovulação: como funciona?

Entenda como funcionam os testes de ovulação

Quando tentamos engravidar, por vezes é difícil determinar o momento da ovulação e por mais cálculos que façamos as contas continuam sem bater certo.

Muitas vezes essa dificuldade tem a ver com irregularidades no ciclo menstrual ou com problemas no cálculo do período fértil. De qualquer das formas, o resultado é o mesmo: dificuldade em engravidar!

Porém, atualmente existem dois tipos de testes que permitem determinar de uma forma precisa o momento da ovulação, o que em teoria aumenta as chances de sucesso.

Teste de ovulação através de recolha de urina

Teste de ovulação através de recolha de urina | Foto: Adobe Stock

Esse tipo de teste é o mais comum e pode ser encontrado em qualquer farmácia.

O teste de urina é muito parecido com o teste de gravidez e detecta os níveis do hormônio luteinizante (LH) presente na urina, permitindo fazer uma previsão da ovulação entre 24 h e 36 h antes desta ocorrer.

Isso é possível porque os níveis do hormônio LH, que regula a produção de progesterona e a maturação dos óvulos, aumentam entre 2 e 5 vezes nos dias que antecedem a ovulação.

Porém, o teste não é 100% preciso, uma vez que em certos casos pode detectar um aumento dos níveis de LH sem que a ovulação ocorra. Esse “falsos positivos” podem dever-se, entre outros fatores, a um falso aumento da concentração de LH na urina.

Por isso, para evitar a leitura errada dos níveis de LH é aconselhável deixar correr um pouco de urina antes de fazer o teste, uma vez que os níveis de LH do primeiro jato de urina podem estar demasiado concentrados.

Teste de ovulação através de recolha de saliva

Esse tipo de teste é menos utilizado, mas também apresenta resultados bastante fiáveis. Existem testes no mercado (o kit é composto por um microscópio em miniatura), mas é possível obter o mesmo resultado observando a saliva através de um microscópio de brinquedo, desde que este tenha uma ampliação de pelo menos 100x.

A determinação da ovulação através da saliva é possível porque o aumento dos níveis de estrogênio e LH fazem aumentar o grau de salinidade da saliva, que ao secar se deposita formando padrões semelhantes a plantas que podem ser observados ao microscópio.

Como fazer o teste:

  1. Espere pelo menos 2 horas sem beber ou ingerir alimentos
  2. Recolha a saliva numa lamela
  3. Deixe secar e observe a forma dos cristais de sal
  4. Se os cristais de sal apresentarem a forma de uma folha de samambaia (também conhecida como feto), a probabilidade de você estar ovulando é de cerca de 98%.

Resultados possíveis:

Teste de ovulação: Padrões de saliva

Devo combinar outros métodos com o teste de ovulação?

Sim, os testes de ovulação são apenas mais uma ferramenta ao seu dispor para a ajudar a determinar o momento ideal para a concepção, mas não substitui outras técnicas como a contagem dos dias que se seguem ao período menstrual (no caso de você ser regular) ou a medição diária da temperatura basal.

Não se esqueça também que a frequência das relações sexuais também é muito importante e a melhor forma de aumentar as chances de concepção é manter relações sexuais regulares durante todo o ciclo e não apenas durante o período fértil.

Mas como por vezes não é possível manter essa regularidade nas relações sexuais, as relações programadas durante o período fértil são a segunda melhor escolha para os casais que pretendem engravidar.

 

Sair da versão mobile