Guia da Grávida

Brincadeiras e jogos para estimular o seu bebê

Brincadeiras e jogos para estimular o seu bebê

Foto: Bigstock.com

Jogos que estimulam o desenvolvimento do bebê

As brincadeiras são fundamentais para a aprendizagem de qualquer criança e o seu bebê, mesmo recém-nascido, não é exceção.

Brincar permite não só a exploração do ambiente circundante e o treino de novas competências psicomotoras e sociais, mas também o estabelecimento de vínculos afetivos com as pessoas que o rodeiam, nomeadamente com você.

Tenho um bebê recém-nascido e agora?

Muitas mamães (e papais) de primeira viagem poderão sentir alguma insegurança no início, pois conviver com esse novo membro da família é uma experiência absolutamente diferente de tudo que conhecem. Mesmo que convivam diariamente com crianças ou bebês, nada os pode preparar para a novidade que é cuidar do seu próprio bebê.

Uma das maiores perguntas nessa altura será: o que devo fazer para estimular o desenvolvimento do meu bebê?

Felizmente os bebês não são assim tão complicados e o seus receios depressa serão dissipados pela experiência emocionante que é comunicar com o seu bebê.

Dos 0 aos 3 meses – O bebê observa o mundo.

Nos primeiros três meses de vida o seu bebê não parecerá tão “interativo” quanto você gostaria, mas não há nada de errado com ele. A sua aparente passividade é o resultado da enorme quantidade de informação que ele tem de absorver e catalogar.

Imagine o cérebro do seu bebê como uma máquina a funcionar a todo o vapor, catalogando cada nova informação e estabelecendo ligações que irão servir de base para aprendizagens futuras. Se você estivesse no lugar dele, tentando entender toda essa quantidade de informação nova, também iria parecer um pouco desligada aos olhos das outras pessoas.

Mas essa passividade é apenas superficial e você pode (e deve) interagir o mais possível com o seu bebê. E não se sinta desencorajada se por vezes ele parecer nem ligar, a solução é tentar novamente atrair sua atenção ou esperar um pouco até que ele se mostre mais observador e curioso.

As brincadeiras que pode fazer com o seu bebê nesses primeiros meses de vida podem parecer até demasiado simples, mas para o bebê são novidades absolutas.

Dos 4 aos 6 meses – Tocar, pegar e “provar”.

No final do terceiro mês o seu bebê irá despertar da sua aparente inatividade e começar a explorar o mundo. E é aqui que começam suas dores de cabeça…

O seu bebê irá tentar pegar, manipular e colocar na boca todos os objetos ao seu alcance e você terá que estar alerta para evitar que ele se machuque.

Como a boca é uma das áreas do corpo com maior sensibilidade, morder e provar são as formas mais eficazes que ele tem para examinar e conhecer as características dos objetos, uma vez que ainda não consegue usar as mãos da mesma forma que as crianças mais crescidas.

Como o seu bebê leva tudo à boca, será uma boa ideia recolher os objetos perigosos (objetos cortantes, moedas, botões, etc.) que existam em casa e guardá-los num local seguro, fora do alcance do bebê.

Apesar de parecer perigosa, essa fase em que o bebê explora o mundo através da boca faz parte do desenvolvimento normal e não deve, por isso, ser contrariada mas antes supervisionada, de forma a que o bebê não corra perigo de se machucar ou sufocar com objetos pequenos.

Mas a vida do seu bebê não é apenas abocanhar coisas. Agora que ele é mais ativo você poderá aproveitar isso nas brincadeiras.

Dos 7 aos 9 meses – Sentar e engatinhar.

Por volta dos sete meses, o seu bebê já consegue permanecer sentado sem ajuda e dentro de pouco tempo irá também começar a engatinhar.

No entanto, não se espante se o seu bebê encontrar outra forma de locomoção, pois alguns bebês preferem arrastar-se no chão ou rolar de um lado para o outro.

E não fique preocupada, engatinhar é apenas uma das formas que um bebê pode escolher para se movimentar, havendo inclusive bebês que tentam pôr-se de pé antes de sequer começar a engatinhar.

E a melhor notícia é que essas habilidades recém-adquiridas vão possibilitar novas brincadeiras ao seu bebê.

Dos 10 aos 12 meses – Aprender a andar.

Entre os 10 e os 12 meses e meio de idade, a autonomia do seu bebê irá aumentar bastante pois é nessa altura que o seu bebê irá deixar progressivamente de engatinhar para começar a andar.

Inicialmente serão pequenos períodos de pé, um pouco como quando estava aprendendo a sentar, mas em breve isso evoluirá para curtas sequências de passos e logo ele estará andando pela casa e desarrumando tudo o que conseguir pegar.

Com essa nova habilidade que é caminhar sobre duas pernas, o jogos e brincadeiras deverão sofrer algumas alterações para ajudar no treino da caminhada, assim como incluir tarefas que favoreçam a motricidade fina que o bebê também está desenvolvendo nessa altura.

Sair da versão mobile