Com quantos meses o bebê começa a engatinhar?


Quando o bebê começa a engatinhar?

Agora que o seu bebê já consegue permanecer sentado sem ajuda, segue-se um novo passo importante no seu desenvolvimento: aprender a engatinhar!

Trata-se de uma aprendizagem muito importante, pois vai permitir que o seu bebê explore pela primeira vez o mundo à sua volta de uma forma totalmente independente. Além disso, engatinhar vai permitir o desenvolvimento da orientação espacial que será fundamental para mais tarde aprender a andar.

Como em todas as fases do desenvolvimento, o momento em que um bebê começa a engatinhar varia de caso para caso, podendo começar a qualquer altura entre os seis e os nove meses de idade.

Como posso ajudar o meu bebê a engatinhar?

O bebê aprende a engatinhar assim que os músculos dos braços e pernas se tornam suficientemente fortes para suportar o peso do corpo, mas para isso é fundamental que ele passe algum tempo de barriga para baixo, de forma a que tente se erguer usando os braços e as pernas.

Esse treino é algo que pode fazer parte das brincadeiras, usando os brinquedos favoritos o bebê como forma de encorajá-lo a erguer-se com ajuda dos braços.

Se achar que o seu bebê está demorando um pouco para começar a engatinhar, pode tentar aumentar o tempo que ele passa de barriga para baixo.

Para isso invente novas brincadeiras que o incentivem a mover-se, como por exemplo colocar um brinquedo que ele goste a alguma distancia, de forma a que tenha de se movimentar para alcançá-lo.

Como posso tornar o espaço mais seguro para o bebê engatinhar?

Bebê engatinhado
Foto: Bigstock.com

Agora que o bebê engatinha é necessário tornar a casa num espaço mais seguro e para isso basta que você tome algumas medidas:

  • Coloque barreiras nas escadas – As escadas despertam a curiosidade dos bebês mas são um risco de acidente se o bebê não estiver sendo vigiado.
  • Coloque protetores nas tomadas ou instale tomadas anti-choque – O seu bebê poderá tentar introduzir objetos nas tomadas correndo o risco de choque.
  • Arrume objetos perigosos longe do bebê – Objetos cortantes, pontiagudos ou demasiado pequenos são um perigo para o bebê.Os controles remotos da TV e de outros aparelhos devem também ser guardados fora do alcance do bebê, pois as baterias podem ser engolidas, causando graves danos no aparelho digestivo.
  • Retire as toalhas das mesas – O bebê pode puxá-las e fazer cair objetos pesados que estejam pousados em cima delas.
  • Guarde produtos tóxicos fora do alcance do bebê – O seu bebê pode ingeri-los acidentalmente pois não sabe que são perigosos.

O bebê precisa usar sapatos?

Enquanto o seu bebê estiver apenas engatinhando ou dando os primeiros passos dentro de casa, não é necessário que use sapatos. Os sapatos apenas se tornam necessários quando o bebê começa a brincar fora de casa.

Ainda assim, sempre que o bebê estiver dentro de casa é preferível que ande descalço pois isso ajuda a fortalecer os pés e a musculatura das pernas. Lembre-se que enquanto espécie, passamos milhões de anos andando descalços e o nosso corpo encontra-se perfeitamente preparado para isso.

O meu bebê tem mais de 9 meses e ainda não engatinha

Cada bebê tem o seu próprio ritmo e por vezes algumas aprendizagens demoram um pouco mais. Em alguns casos, o bebê não chega a engatinhar, aprendendo diretamente a andar.

Além disso, no caso do seu bebê ter nascido prematuramente as diversas etapas do desenvolvimento (aprender a sentar, engatinhar, etc.) poderão acontecer um pouco mais tarde, sem que isso signifique que o seu bebê tenha um problema.

No entanto, se notar que o seu bebê tem pouca mobilidade, falta de interesse em explorar o espaço circundante ou falta de coordenação nos braços ou pernas, deverá consultar o pediatra para despistar possíveis problemas de desenvolvimento.

Em resumo

A aprendizagem da locomoção apresenta ritmos diferentes de criança para criança, por isso o seu bebê poderá começar a engatinhar entre os 6 e os 9 meses de idade, ou um pouco mais se tiver nascido prematuramente.

Porém em alguns casos, esta etapa não existe e o bebê aprende a andar sem antes ter aprendido a engatinhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.