Guia da Grávida

Cólicas no bebê: como aliviá-las

Saiba como aliviar as cólicas do bebê

A palavra “cólica” faz parte dos pesadelos de muitos pais. Um bebê com cólicas chora durante longas horas, é difícil de alimentar e não deixa os pais descansar.

A causa das cólicas continua a iludir a comunidade médica, não havendo uma causa definida para o seu aparecimento. No entanto, a imaturidade dos sistema nervoso e digestivo parece ser um fator que influencia, pelo menos em parte, o aparecimento de cólicas.

Além disso, por vezes não é fácil distinguir a cólica de outras causas do choro do bebê, como fome, excesso de estímulos ou gases.

Veja em seguida a definição médica de cólica e aprenda a identificar os sinais no seu bebê.

O que são cólicas?

A definição de cólica pode ser suficiente para assustar os pais mais corajosos, pois considera-se a existência de cólica, quando um bebê com menos de 5 meses:

As cólicas estão presentes em mais de 20% dos bebês com menos de 5 meses, mas a boa notícia é que não se trata de uma doença e os sintomas tendem a desaparecer espontaneamente ao fim de algum tempo.

Outros sinais de cólica

Além das crises de choro intenso, um bebê com cólica pode apresentar sinais semelhantes aos de um bebê com gases:

Isso se deve provavelmente ao fato das cólicas aumentarem o acúmulo de gases, uma vez que o bebê tende a engolir mais ar quando chora.

Quanto tempo duram as cólicas?

A duração das cólicas pode variar um pouco de bebê para bebê, mas em geral desaparecem depois dos cinco meses de idade.

A progressão das cólicas é geralmente a seguinte:

Em casos raros, as cólicas podem continuar com intensidade variável, até ao bebê completar um ano de idade.

O que causa o aparecimento de cólicas?

Apesar do termo cólica estar normalmente associado a problemas intestinais, a causa específica das cólicas no bebê é incerta, havendo várias teorias concorrentes que procuram explicar o seu aparecimento.

Entre as explicações mais prováveis para as cólicas no bebê encontram-se:

Como aliviar as cólicas do bebê?

Não existe uma estratégia definida que funcione em todos os casos, pelo que geralmente a solução passa por tentativa e erro. No entanto, as seguintes estratégias poderão ajudar a acalmar o seu bebê:

Porém, alguns bebês parecem não conseguir acalmar com nenhuma dessas estratégias, acabando por deixar de chorar apenas quando adormecem.

Não consigo acalmar o bebê, o que faço?

Um bebê com cólicas pode ser muito difícil de acalmar, podendo deixar os pais à beira do desespero. No entanto lembre-se que a culpa não é sua e não deixe que isso afete a sua autoestima.

Durante uma crise de cólicas, lembre-se que:

Lembre-se também você precisa descansar e ter tempo livre. Por isso, não hesite em pedir ajuda aos seus familiares e não tente fazer tudo sozinha.

Quando consultar o médico?

As cólicas não constituem uma doença, mas deve procurar o conselho do pediatra ou do seu médico no caso de sentir dificuldade em lidar com as crises de cólicas do bebê.

Além de aconselhamento sobre como lidar com as cólicas, o seu médico poderá sugerir alguns tratamentos que poderão ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados às cólicas.

Tratamentos possíveis para aliviar sintomas ligados às cólicas:

Outras razões para consultar o seu médico ou pediatra:

Sair da versão mobile