Guia da Grávida

Como reconhecer os sinais da ovulação

Como reconhecer os sinais da ovulação

Foto: Bigstock.com

Como saber se estou ovulando

Durante o período fértil, a mulher apresenta vários sinais relacionados com as alterações hormonais que acompanham a ovulação. Em mulheres com ciclo regular, a ovulação ocorre geralmente 14 dias após o inicio da menstruação.

No entanto, a ovulação pode acontecer um pouco antes ou um pouco mais tarde, dependendo de fatores como o estresse e níveis hormonais. Saber identificar esses sinais permitirá a você conhecer melhor o seu ciclo e perceber qual a melhor altura do mês para tentar engravidar.

Principais sintomas de ovulação

Embora não sejam sentidos da mesma forma por todas as mulheres, esses sintomas são geralmente considerados como um bom indicador da ovulação:

Outras formas de saber se está ovulando

Como fazer o teste caseiro

Para testar a secreção vaginal, a mulher deve introduzir a ponta o dedo indicador na vagina e retirar um pouco de muco, observando em seguida a consistência do muco, que deverá ser fluído, pouco pegajoso e parecido com a clara de ovo. Se o muco apresentar todas essas características é muito provável que a mulher esteja no período fértil.

Qual a relação entre a ovulação e o período fértil?

A data aproximada da ovulação permite calcular aproximadamente os dias do período fértil.

Por exemplo, se você ovular por volta do dia 12 de cada mês, seu período fértil começará 5 dias antes (por volta do dia 7 de cada mês), terminando aproximadamente 2 dias depois (por volta do dia 14 de cada mês). Isso dá um período de uma semana em que você deverá manter relações sexuais, se pretender engravidar.

No entanto, o cálculo do período fértil é sempre uma aproximação, uma vez que a maior parte das mulheres não são absolutamente regulares.

Como calcular o período fértil a partir da data da última menstruação

É também possível calcular o período fértil com base na data da última menstruação. Para isso, deve contar 10 dias a partir do 1.º dia de menstruação, sendo esse o 1.º dia do período fértil. Conte, em seguida, 7 dias a partir do 1.º dia do período fértil para obter o dia aproximado do final do período fértil.

O período fértil dura aproximadamente 7 dias, havendo maiores chances de engravidar no 3.º e 4.º dias (13.º e 14.º dias após o início da menstruação).

Sair da versão mobile