Período fértil para engravidar


Como calcular o período fértil

O período fértil da mulher inicia-se cerca de cinco dias antes da ovulação e termina um a dois dias após esta acontecer. Durante esse período de cerca de uma semana as chances de engravidar aumentam substancialmente.

Calculando o período fértil a partir da última menstruação

É possível calcular o período fértil com base no primeiro dia da menstruação. Para isso, deve contar 10 dias a partir do 1.º dia de menstruação, sendo esse o 1.º dia do período fértil. Em seguida, conte 7 dias a partir do 1.º dia do período fértil e terá o dia aproximado do final do período fértil.

Este período dura aproximadamente 7 dias, havendo uma maior probabilidade de engravidar entre o 3.º e o 4.º dia, ou seja entre o 13.º e o 14.º dia após o início da menstruação.

Convém no entanto frisar que este cálculo é aproximado, podendo variar bastante de pessoa para pessoa.

Calculando o período fértil a partir da data da ovulação

Também é possível calcular o período fértil a partir da data da ovulação. Para isso é necessário saber o dia aproximado da ovulação, o que pode ser feito usando um teste de ovulação comprado na farmácia ou estando atenta à sua temperatura basal, medindo-a todos os dias pela manhã antes de se levantar.

Quando ocorrer uma subida de cerca de 0,5°C na sua temperatura corporal e esta se mantiver elevada durante quatro dias, você ficará sabendo o dia da ovulação (o primeiro dia com temperatura elevada). Aí é só contar os dias e ficará sabendo o seu período fértil.

Por exemplo, se você ovular por volta do dia 15 de cada mês, e quiser saber quando tem início o seu período fértil, deverá contar 5 dias para trás, o que vai situar o início deste no dia 10 de cada mês. Para saber quando termina, conte um a dois dias a seguir à ovulação, o que irá perfazer os 7 dias de duração e situará o final do seu período fértil entre o dia 16 e o dia 17 de cada mês.

Quando devo ter relações sexuais?

Durante os sete dias do período fértil, o casal deverá ter relações em dias alternados de forma a aumentar as chances de que ocorra a fecundação do óvulo.

Porquê ter sexo em dias alternados e não todos os dias?

Alguns estudos indicam que a qualidade do esperma aumenta se houver um espaço de dois dias entre ejaculações, por isso é normalmente aconselhado que o casal mantenha relações sexuais dia sim, dia não, de forma a aumentar as chances de engravidar.

Aumente suas chances com uma alimentação equilibrada

Opte por refeições leves e de fácil digestão e não se esqueça de incluir no cardápio alimentos de alto teor energético como banana ou abacate. Deve também manter o corpo hidratado bebendo bastante água.

Comece também a tomar um suplemento de ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar. O ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento do bebê, uma vez que previne problemas no desenvolvimento do tubo neural.

Além do ácido fólico, procure incluir em sua dieta alimentos que aumentem as suas chances de engravidar, como batata doce, fruta e carne bovina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.