Guia da Grávida

Contrações de Braxton-Hicks: como reconhecê-las

Aprenda a reconhecer as contrações de Braxton-Hicks

Durante a gravidez é normal sentir contrações sem que isso signifique o início do trabalho de parto. Mas se você está na sua primeira gravidez, é natural que se sinta um pouco preocupada com esse tipo de contrações pois pode ser um pouco difícil distingui-las das contrações típicas do trabalho de parto.

No entanto, não há motivo para alarme pois as contrações de Braxton-Hicks são bastante diferentes das contrações “reais” e com alguma prática, você aprenderá a detectá-las e a aliviar o desconforto que estas provocam.

Contrações de Braxton-Hicks

O que é uma contração?

Uma contração é um aperto dos tecidos do útero, seguido de um relaxamento. Você pode detectá-las, colocando as pontas dos dedos sobre o abdômen.

O que provoca as contrações de Braxton-Hicks?

Alguns especialistas sugerem que as contrações de Braxton-Hicks são uma forma de tonificar os músculos do útero e mantê-los em forma para o parto.

Esse tipo de contrações pode ser sentido desde as 6 semanas de gravidez, mas o mais frequente será surgirem apenas a partir das 16 semanas de gravidez.

Contrações de Braxton-Hicks vs Contrações do parto

Foto: Adobe Stock

Ao contrário das contrações típicas do trabalho de parto, as contrações de Braxton-Hicks não costumam ser dolorosas, duram menos tempo e não acontecem em intervalos regulares. Para distingui-las, você poderá seguir essa tabela:

Contrações de Braxton-Hicks Contrações do parto
Têm uma duração curta normalmente curta (cerca de 30 segundos) embora possam em alguns casos durar um pouco mais. Têm uma duração superior (entre 30 e 90 segundos)
A sua duração não aumenta A duração aumenta ao longo do tempo
São geralmente irregulares São regulares
O intervalo entre contrações não diminui com o passar do tempo As contrações são cada vez menos espaçadas entre si
São geralmente pouco dolorosas São dolorosas
Tendem a parar quando você muda de posição Continuam, independentemente do que você faça para tentar aliviá-las
São leves São intensas
Não aumentam de intensidade Aumentam de intensidade com o passar do tempo
São sentidas na frente do abdômen e pélvis Irradiam do fundo das costas para a frente do abdômen

Como aliviar as contrações de Braxton-Hicks

Apesar de não terem consequências para a gravidez, as contrações de Braxton-Hicks podem ser um pouco incômodas e por isso é útil saber como aliviá-las:

Quando contatar o médico

As contrações de Braxton-Hicks não são motivo de preocupação, mas em caso de dúvida deve sempre contatar o seu médico.

No entanto, deve contatar o médico ou dirigir-se ao hospital sempre que:

Além disso, se as contrações do parto tiverem início antes das 37 semanas de gestação trata-se de um trabalho de parto pré-termo, sendo necessária intervenção médica para evitar consequências negativas para a saúde do bebê.

Em resumo

As contrações de Braxton-Hicks servem para tonificar o tecido muscular uterino e não são motivo para preocupação. No entanto, é preciso saber distingui-las das contrações do parto, pelo que em caso de dúvida deve sempre contatar o seu médico ou então dirigir-se ao hospital.

Sair da versão mobile