Guia da Grávida

Estridor no recém-nascido: conheça as causas

Estridor no recém-nascido: conheça as causas

Bebê com estridor | Foto: Dollar Photo Club

Causas do estridor no recém-nascido

O estridor (respiração ruidosa e aguda) no recém-nascido é um problema relativamente comum e geralmente inofensivo, que pode ser causado por diversos fatores.

Laringomalácia é a principal causa do estridor no bebê, sendo responsável por cerca de 45% a 75% dos casos. Trata-se de uma condição normalmente benigna, que se resolve espontaneamente com o crescimento, sendo raros os casos que necessitam de correção cirúrgica.

Como reconhecer o som do estridor no bebê

O som agudo que caracteriza o estridor ocorre normalmente durante a inspiração, mas pode também ocorrer na expiração ou em ambas, dependendo da causa subjacente ao estridor.

Som de estridor no bebê  (MP3)

https://guiadagravida.com/wp-content/uploads/2016/02/estridor-no-bebe.mp3?_=1

Causas do estridor no bebê

O estridor infantil pode ter diversas causas subjacentes. Entre as principais contam-se:

Quando consultar o médico?

As causas do estridor devem ser sempre investigadas, marcando uma consulta com o pediatra. Porém, a presença de sintomas como dispneia (dificuldade em respirar) e cianose (pele azulada) requer atenção imediata num serviço de urgência hospitalar.

Quais são os tratamentos disponíveis para o estridor?

O tratamento varia muito dependendo da causa subjacente ao estridor. Um estridor causado por laringomalácia raramente requer tratamento, enquanto que o estridor de origem infecciosa requer medicação específica, havendo também casos em que a eliminação dos sintomas requer uma cirurgia corretiva.

Sair da versão mobile