Guia da Grávida

O que é uma cesariana?

O que é uma cesariana?

Foto: Dollar Photo Club

Cesariana: o parto por via cirúrgica

A cesariana, também conhecida como cesárea é uma operação cirúrgica realizada para retirar o bebê do útero materno, quando existem contraindicações para o parto vaginal.

Essa operação consiste num corte no abdômen (barriga) e outro no útero, de forma a abrir uma passagem, por onde o cirurgião irá retirar o bebê.

Este tipo de cirurgia costuma ser programada, uma vez que as contraindicações para o parto vaginal são geralmente evidentes durante a gravidez, o que permite a sua avaliação e diagnóstico atempado. No entanto, a cesariana também pode ser realizada em situações de urgência, em que a vida do bebê ou da mãe corra perigo e seja necessário antecipar o nascimento.

Foto: Bigstock.com

Quando deve ser feita a cesariana?

A cesariana é indicada sempre que o obstetra encontra situações em que o parto vaginal possa por o bebê ou mãe em risco.

Situações em que a cesariana é indicada:

Além dessas situações em que o médico pode programar a cesariana com antecedência, existem outras em que a cesariana deverá ser realizada com urgência.

Situações urgentes que requerem cesariana:

Como é feita a cesariana?

Foto: Bigstock.com

A menos que haja contraindicação, a cesariana é normalmente feita com anestesia epidural ou raquidiana, de modo a que a mãe se mantenha acordada durante a operação e possa ver o bebê assim que ele nascer.

Durante a operação os sinais vitais da mãe são monitorados e é colocado um soro intravenoso para administração de medicamentos. É também colocada uma sonda para urina.

Após a anestesia ter surtido efeito, o cirurgião faz um corte horizontal na pele acima do osso púbico e abaixo da “linha do biquíni”, afastando em seguida os tecidos e músculo até chegar na parede do útero. Aí é feito um segundo corte, que poderá ser horizontal ou vertical, e o bebê é retirado.

A operação dura em média cerca de 40 minutos e é completamente indolor para a mãe, que apenas poderá sentir a pressão exercida quando o bebê é retirado.

Quanto tempo dura a recuperação de uma cesariana?

A recuperação no hospital dura entre 3 a 5 dias, mas a recuperação completa e cicatrização dos tecidos dura em torno de dois meses.

Quais são os riscos de uma cesariana?

Como qualquer cirurgia, uma cesariana tem alguns riscos, como infeção ou problemas de cicatrização, mas estes não são maiores do que em qualquer outra cirurgia abdominal. Sendo uma cirurgia de rotina, o normal é não haver qualquer problema.

A cicatriz da cesariana vai ficar feia?

Como o corte na pele é pequeno e feito na horizontal, a cicatriz fica geralmente pequena e fácil de esconder quando usar biquíni.

Posso pedir ao médico para fazer uma cesariana?

Sim, mas deve ter em conta que se trata de uma cirurgia e toda a cirurgia implica trauma para o corpo e um período de recuperação.

Se o objetivo for evitar a dor do parto, convém saber que a dor não pode ser evitada por completo, pois irá sentir dor durante a recuperação da cesariana.

Exponha a situação ao seu obstetra que irá informá-la de todos os riscos e benefícios da intervenção, de forma a que possa tomar a melhor decisão.

Sair da versão mobile