Guia da Grávida

Parto induzido: o que é?

Gestante falando com médico durante a Indução do parto

Foto: Adobe Stock

Indução do parto: saiba o que é.

A indução do parto, tal como o nome indica, é um conjunto de procedimentos médicos que têm como objetivo acelerar o trabalho de parto, antecipando assim o nascimento do bebê.

Para isso são utilizados medicamentos específicos, como as prostaglandinas ou a oxitocina, cuja função é estimular as contrações uterinas. Além disso, podem utilizar-se técnicas mecânicas, como a ruptura artificial das membranas.

Em que circunstâncias deve o parto ser induzido?

Existem várias razões que podem levar o médico a optar pela indução do parto, sendo as seguintes as mais comuns:

Indução eletiva, o que é?

Apesar de normalmente estar reservada para situações de risco, a indução do parto é por vezes feita a pedido da gestante, de forma a antecipar um pouco o nascimento do bebê.

As razões para a indução eletiva do parto são variadas, podendo passar pelo cansaço e desgaste sentidos no final da gravidez, ou pelo desejo de fazer coincidir o nascimento com uma data específica.

Nesses casos, como não há razões médicas para o procedimento, a gestante deverá ponderar os riscos e benefícios da mesma, procurando os esclarecimentos necessários junto do seu médico, de forma a tomar uma decisão informada.

Apesar de haver estudos recentes que sugerem antecipar a indução para as 39 semanas, convém lembrar que a maior parte dos especialistas continua a alertar para a existência de riscos acrescidos associados à indução eletiva, que incluem:

Monitoramento do bebê durante a indução | Foto: Adobe Stock

Como é feita a indução do parto?

As técnicas de indução variam um pouco conforme os casos, podendo optar-se por uma ou mais das seguintes técnicas:

Além destas técnicas, é normalmente proposto à gestante a administração de anestesia epidural, de forma a minimizar a dor e desconforto causados pelas contrações, que no caso da indução tendem a ser mais intensas do que as ocorridas naturalmente.

Em resumo

Em que consiste a indução do parto?

A indução do parto tem como objetivo minimizar os riscos para a gestante e bebê quando o trabalho de parto não tem início de forma espontânea ou existe um problema de saúde potencialmente perigoso para a mãe ou para o bebê.

No entanto, a indução a pedido da gestante é também uma prática corrente, apesar da ausência de indicação médica e do risco acrescido de complicações.

Sair da versão mobile