Guia da Grávida

Dor de ouvido no bebê: conheça as causas

Bebê tocando ouvido com a mão

Foto: Dollar Photo Club

Conheça as causas da dor de ouvido no bebê

A dor de ouvido no bebê está normalmente relacionada com uma infecção no ouvido médio, conhecida como otite, que na maioria dos casos se resolve sem recurso a medicação. No entanto, apesar desta ser a causa mais comum, existem outras que devem ser tidas em conta, uma vez que requerem outro tipo de tratamento.

Mas a própria dor de ouvido pode não ser fácil de detectar para os pais, uma vez que os sintomas da dor de ouvido no bebê são pouco específicos e podem ser facilmente confundidos com os de outros problemas de saúde.

Como reconhecer a dor de ouvido?

Quando o bebê sofre de dor nos ouvidos, um dos principais sintomas é sem dúvida o choro. No entanto, se o bebê ainda não fala, isso não nos dá uma indicação clara daquilo que o incomoda, apenas nos diz que algo não está bem.

Além disso, os outros sinais relacionados com dor de ouvido são comuns a outros problemas de saúde, o que pode contribuir para aumentar a confusão.

Por isso, para saber se o bebê está com dor de ouvido é necessário prestar atenção, mais do que a um sintoma em particular, à combinação destes:

Causas da dor de ouvido no bebê

A causa mais comum de dor de ouvido no bebê é a otite, uma infecção que atinge o ouvido médio e que tende, na maior parte dos casos, a resolver-se espontaneamente ao fim de poucos dias sem que haja necessidade de tratamento.

No entanto, em alguns casos a infeção pode persistir e ser necessário tratamento com gotas ou antibióticos. Por isso, se os sintomas persistirem durante mais do que dois ou três dias, deve consultar o pediatra.

Mas existem outras causas possíveis para a dor de ouvido que convém ter em atenção:

Qualquer destas possibilidades deve ser avaliada por um médico, de forma a que sejam tomadas as medidas necessárias para aliviar os sintomas e eliminar a causa da dor.

Quando ir ao médico

Embora a maior parte das dores de ouvido se resolvam espontaneamente ao fim de dois ou três dias, deve dirigir-se ao médico se:

Tratamentos para a dor de ouvidos

O tratamento vai depender muito da causa e dos sintomas que acompanham a dor de ouvidos, podendo passar por:

Em resumo

Causas comuns da dor de ouvido

A dor de ouvidos no bebê pode ter diversas causas, sendo a mais comum a otite.

Duração e prognóstico

Embora esse tipo de infecção tenda a resolver-se espontaneamente, é necessário ter atenção à duração dos sintomas, recorrendo ao médico se a dor persistir por mais de dois dias, em crianças com menos de dois anos, ou três dias em crianças mais velhas.

Dor de ouvido devido a lesão

Nos casos em que houver suspeita de lesões por introdução de objetos, deve igualmente consultar um médico, dirigindo-se se necessário a um serviço de urgência pediátrica.

Sair da versão mobile