Guia da Grávida

Posso tomar paracetamol durante a gravidez?

Foto: Bigstock.com

Paracetamol na gravidez: conheça os riscos e benefícios

O paracetamol é um dos medicamentos mais seguros para o tratamento da dor e febre durante a gravidez, sendo por isso o ideal para tratar as dores de cabeça tão comuns no início da gravidez.

No entanto, você apenas deverá tomar paracetamol em último recurso e de uma forma pontual, pois quanto menos medicamentos você consumir durante a gravidez, melhor.

Caso você já tenha propensão a ter dores de cabeça, deverá falar com seu médico para saber se pode tomar paracetamol de uma forma mais regular.

Posso tomar ibuprofeno como alternativa?

Não deve confundir o paracetamol com o ibuprofeno, pois apesar de serem ambos anti-inflamatórios, a sua composição é muito diferente.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não-esteroide e pode aumentar o risco de aborto, devendo apenas ser tomado por indicação médica. Aliás, todos os anti-inflamatórios desse tipo, a aspirina incluída, devem ser evitados durante a gravidez, em especial no último trimestre.

Posso tomar paracetamol com codeína ou cafeína?

Foto: Bigstock.com

Em regra, deverá evitar medicamentos que contenham combinações de paracetamol com outros fármacos.

A combinação de paracetamol com cafeína é bastante comum, mas poderá expor o seu bebê a níveis demasiado elevados de cafeína, que não deve ultrapassar os 200mg diários. Por isso, se tomar este tipo de medicamento confira a bula para saber qual a quantidade de cafeína ingerida em cada comprimido e não se esqueça que o chá ou café que você possa eventualmente tomar, também contam para o limite diário.

No caso da combinação de paracetamol com codeína, esta só deverá ser utilizada em último caso e por indicação do médico, uma vez que se for tomada de forma regular, a codeína pode provocar síndrome de abstinência no recém-nascido.

O paracetamol pode causar problemas para o bebê?

Existe um estudo que procura ligar o consumo de paracetamol a casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na infância, mas trata-se de um estudo isolado que ainda não foi confirmado pela comunidade científica. Por isso, até notícia em contrário, o paracetamol continua sendo um dos medicamentos mais seguros na gravidez.

Sair da versão mobile