Guia da Grávida

10 Mitos sobre a Gravidez e Parto

10 Mitos sobre a Gravidez e Parto

Foto: Bigstock.com

A verdade por detrás dos mitos da gravidez

Se está grávida ou pensando em engravidar você já deverá ter ouvido vários conselhos e advertências sobre a gravidez. Porém, muitas vezes esses conselhos são fruto da chamada “sabedoria popular” e têm muito pouco a ver com o que a ciência nos diz sobre a gravidez.

10 mitos populares sobre a gravidez

1. Sexo durante a gravidez faz mal ao bebê

Esse é provavelmente um dos mitos mais difundidos, mas na maior parte dos casos o fato de você e seu parceiro terem relações sexuais durante a gravidez não irá prejudicar em nada o desenvolvimento do bebê.

No entanto, existem algumas situações pouco frequentes em que o sexo é realmente contraindicado, como por exemplo nos casos em que existe alto risco de parto prematuro. Por isso deve consultar o seu médico para saber se você se encontra em situação de risco.

2. Ter azia significa que o bebê vai ser cabeludo

A azia acontece devido à pressão exercida pelo útero sobre o estômago e não tem nenhuma relação com a quantidade de cabelo que o bebê possa vir a ter no futuro. As características do cabelo do bebê são determinadas pela genética e não pelo fato de a mãe ter tido azia durante a gravidez.

3. A forma da barriga indica o sexo do bebê

Existe a falsa crença de que mulheres com uma barriga mais arredondada estão esperando uma menina enquanto mulheres com uma barriga mais pontiaguda estão carregando um menino.

Não existe qualquer relação entre a forma e dimensões da barriga e o sexo do bebê, uma vez que a barriga se desenvolve de acordo com as características físicas que a mulher já possuía antes da gravidez.

4. Uma mulher grávida deve comer por dois

Falso. Apesar da gestação fazer com que o seu corpo necessite de algumas calorias extra, “comer por dois” seria na realidade prejudicial para você e para o seu bebê. Se você já tem uma dieta equilibrada apenas precisará consumir cerca de 300 calorias a mais, ou seja, o equivalente a um lanchinho extra ao longo do dia.

5. Comidas picantes podem provocar o parto

Não existe qualquer evidência científica de que comidas mais condimentadas possam, de alguma forma, induzir o parto.

6. O sexo durante a gravidez pode provocar o parto

Tal como no mito de que o sexo pode prejudicar o bebê também não existe qualquer relação entre sexo e indução do parto. Em situações normais é possível ao casal manter relações sexuais praticamente até ao final da gravidez, desde que isso não seja fisicamente desconfortável.

7. Exercício físico durante a gravidez faz mal

Embora não seja possível realizar alguns tipos de exercício, como por exemplo os desportos de contato, uma mulher grávida pode praticar exercício físico desde que o faça de acordo com as indicações do seu médico.

8. Ficar em jejum diminui o enjoo

Esse mito não tem qualquer base de verdade e é na realidade contraproducente pois poderá inclusive agravá-lo. Para aliviar o enjoo deve comer com maior frequência e em pequenas porções.

9. Se os desejos não forem satisfeitos o bebê pode nascer com um sinal

Os desejos poderão estar relacionados com algumas mudanças no paladar da grávida que causam a vontade de comer alimentos pouco habituais. No entanto, o facto de não consumir esses alimentos não trará qualquer problema para a grávida ou para o bebê.

10. Enquanto a mulher está amamentando não pode engravidar

Com exceção do primeiro mês após o parto, em que ocorre a amenorreia lactacional (ausência de menstruação), uma mulher que está amamentando tem as mesmas chances de engravidar que qualquer outra mulher. Por isso, se não estiver planejando engravidar novamente, deve utilizar um método anticoncepcional sempre que tenha relações sexuais.

Sair da versão mobile