Guia da Grávida

Azia na gravidez

Como aliviar a azia na gravidez

Falar de gravidez sem azia é quase como falar de verão sem calor, pois ela atinge mais de metade das grávidas. Mas apesar do desconforto que causa, a azia sentida durante a gravidez é geralmente inofensiva.

A sensação de ardor típica da azia resulta do refluxo de ácido proveniente do estômago, devido a um maior relaxamento da válvula que o separa do esôfago, que é causado pela ação da progesterona que atua como vasodilatador e relaxante muscular.

Além disso, à medida que a gravidez avança o estômago vai ficando cada vez mais comprimido pelo aumento de tamanho do útero, o que torna a azia e indigestão ainda mais desagradáveis.

Dicas para aliviar a azia

Quais são os alimentos que causam azia?

A sensibilidade aos alimentos varia muito de pessoa para pessoa, havendo também diferenças conforme a fase da gravidez em que esta se encontra.

Um bom exemplo dessa variabilidade são os alimentos picantes, apontados por muitos como uma das principais causas de azia na gravidez. A verdade é que os seus efeitos variam bastante, havendo gestantes extremamente sensíveis ao picante, enquanto outras consomem esse tipo de alimentos sem que haja um aumento da azia.

Como não existe uma regra, a melhor forma de perceber o que provoca azia é estar atenta à sua alimentação e tentar eliminar, por tentativa e erro, os alimentos que possam estar causando o aumento dos sintomas de azia.

O que fazer se os sintomas de azia não diminuírem?

Se os sintomas de azia continuarem a ser muito incômodos, deverá consultar o seu médico, pois este poderá analisar melhor a sua situação e, se for necessário, prescrever medicamentos para reduzir a acidez e a sensação de enfartamento.

Sair da versão mobile