Guia da Grávida

Como saber se estou grávida: os 10 principais sintomas da gravidez

Como saber se estou grávida: os 10 principais sintomas

Foto: Bigstock.com

Os 10 principais sintomas da gravidez

A ausência de menstruação é o sinal mais característico da gravidez. Mas no caso de mulheres com ciclo menstrual irregular é bastante mais difícil perceber se a gravidez teve inicio. No entanto, existem outros sinais que a podem ajudar a perceber se está grávida.

Reconhecer esses sinais e procurar confirmação médica é muito importante, pois o seguimento pré-natal deve ter inicio o mais cedo possível, de forma a reduzir riscos de saúde e evitar hábitos que possam ser prejudiciais à gravidez.

Confira então os dez principais sintomas a que deve estar atenta:

  1. Corrimento vaginal cor-de-rosa

É um sangramento curto e pouco abundante, causado pela implantação do óvulo fecundado no útero e ocorre entre 6 e 12 dias após a ovulação. A cor rosada tem a ver com o fato do sangue estar diluído no fluido vaginal.

Apesar de ser um dos primeiros sinais, pode passar facilmente despercebido, pois é semelhante ao corrimento que surge na altura da ovulação devido ao rompimento dos folículos ováricos.

  1. Cólicas abdominais

Quando o corrimento é acompanhado de cólicas é um forte sinal de que o óvulo fecundado ou blastocisto está se implantando, no entanto a gravidez só poderá ser confirmada através de um teste de farmácia ou laboratório.

Esse sintoma é muitas vezes confundido com dores menstruais, passando assim despercebido.

  1. Dor e inchaço nos seios

Os seios aumentam de volume devido à ação dos hormônios que estimulam a produção de leite, ficando também mais sensíveis. No entanto, o inchaço e sensibilidade também podem ocorrer devido a Tensão Pré-Menstrual, pelo que esse sintoma nem sempre indica a existência de uma gravidez.

Se o inchaço for acompanhado pelo escurecimento dos mamilos, a probabilidade de gravidez é maior, mas o escurecimento também pode ser causado por uma disfunção hormonal.

  1. Enjoos matinais e vômitos

Enjoos e vômitos são sintomas clássicos da gravidez e podem ser causados por vários fatores. Entre as causas mais prováveis para os enjoos estão:

Os enjoos são normalmente sentidos por volta da 6.ª semana de gravidez, mas podem prolongar-se por toda a gestação.

  1. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal é causado pelo crescimento uterino e pode ser notado mesmo quando o feto é ainda muito pequeno. No entanto, como os sintomas são parecidos, pode ser confundido com o inchaço abdominal que ocorre antes da menstruação.

  1. Vontade frequente de urinar

A vontade frequente de urinar começa por volta das 6 semanas e é causada pelo relaxamento muscular provocado pela aumento da progesterona, que impede a bexiga de se esvaziar completamente.

Nas fases mais tardias da gravidez a vontade frequente de urinar é causada pelo aumento do volume do feto que faz com que a capacidade da bexiga diminua.

No caso de não existir gravidez, a vontade de urinar poderá estar relacionada com uma infeção urinária.

  1. Prisão de ventre

A prisão de ventre também é causada pelo aumento da progesterona, que nesse caso dificulta a contração dos intestinos, afetando o transito intestinal.

  1. Cansaço e sono

O cansaço extra é um sintoma muito comum no início da gravidez e tem normalmente a ver com o aumento dos níveis de progesterona. O cansaço também pode ser causado por uma anemia, devido a carência de ferro, que por vezes ocorre no inicio da gravidez.

Na maior parte dos casos, o cansaço extremo diminui por volta do segundo trimestre de gravidez. No entanto, é comum voltar a sentir cansaço no terceiro trimestre devido ao maior peso que a mulher tem de suportar.

  1. Desejos alimentares

As alterações da sensibilidade aos odores e a necessidade de certos nutrientes podem fazer com que alguns alimentos se tornem subitamente mais apetecíveis. Por outro lado, pode ocorrer a total aversão a alguns alimentos ou cheiros que antes eram considerados agradáveis.

  1. Variações de humor

As variações de humor durante a gravidez são algo muito comum, surgindo normalmente entre a 6.ª e a 10.º semana. No entanto, algumas mulheres podem sentir variações de humor logo nas primeiras semanas. Essas variações podem ser explicadas em boa parte pelas variações hormonais, que afetam os neurotransmissores, causando assim emoções mais intensas.

Convém lembrar que a gravidez é um período particularmente estressante, pelo que as variações de humor também podem ter origem na ansiedade causada por todas as mudanças que ocorrem nesse período.

O desconforto físico ligado ao peso extra e às mudanças anatômicas que ocorrem durante a gravidez, podem contribuir para uma redução da autoestima, resultando numa maior ansiedade e instabilidade emocional. É frequente por isso que ocorram sentimentos contraditórios em relação à gravidez, questionando-se por vezes se o esforço vale a pena.

Normalmente, esses sintomas são transitórios e não afetam demasiado a rotina, mas se persistirem é aconselhável o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.

Se tiver um desses sintomas quer dizer que estou grávida?

Não necessariamente, pois muitos deles são semelhantes aos sintomas causados por outras condições. No entanto, ter alguns desses sintomas pode ser indicador de uma gravidez, pelo que o melhor a fazer é consultar seu médico ou fazer um teste de farmácia para tirar as dúvidas.

Sair da versão mobile