Guia da Grávida

Dor de barriga na gravidez: conheça as causas

Dor de barriga na gravidez: saiba por que acontece

É normal que você sinta dor ou desconforto na região abdominal durante a gravidez, pois essa parte do corpo sofre uma grande pressão devido ao crescimento do útero e à consequente diminuição do espaço disponível para os órgãos internos da mãe.

Essa compressão dos órgãos internos pode causar um grande desconforto no abdômen, fazendo com que você se sinta cheia mais facilmente, ou mesmo causar a distensão do ligamento redondo que liga a parte frontal do útero à virilha.

Causas da dor abdominal na gravidez

Dor do ligamento redondo

A dor do ligamento redondo, normalmente sentida a partir do segundo trimestre, é uma das queixas mais frequentes durante a gravidez, sendo considerada pelos profissionais de saúde como uma parte normal do processo de gestação.

Esta dor é normalmente caracterizada como uma dor aguda, espasmo ou sensação de “facada” na parte inferior da barriga ou na virilha, podendo neste caso surgir de ambos os lados. O lado positivo, é que apesar da sua intensidade, este tipo de dor dura apenas alguns segundos.

Outras causas de dor de barriga na gravidez

Apesar da dor do ligamento redondo ser a mais comum, existem outras causas possíveis para a dor abdominal:

Porém, em alguns casos a dor abdominal pode ser um sinal de que existe um problema mais grave. Nesses casos, a dor é geralmente intensa e acompanhada de outros sintomas, como sangramento, febre, perturbações da visão ou subida da pressão arterial.

Dor abdominal: quando consultar o médico

Apesar de ser normalmente benigna, em alguns casos a dor abdominal pode indicar a existência de problemas mais graves:

Outras causas clínicas com para a dor abdominal, sem relação direta com a gravidez, incluem:

Como aliviar a dor de barriga na gravidez

Nos casos em que a dor abdominal tem uma origem benigna, é possível você aliviá-la de várias formas, sem recurso a medicação:

Porém, quando a dor é mais persistente, pode ser necessário utilizar um analgésico leve. Nesses casos é bastante provável que o seu médico aconselhe a toma de Paracetamol, um dos anti-inflamatórios mais seguros para utilização durante a gravidez e bastante eficaz no controle da dor.

Em resumo

Em regra geral, as dores abdominais não constituem motivo de preocupação e fazem parte do decurso normal da gravidez.

Esse tipo de dor não necessita normalmente de medicação e é possível aliviá-la através da prática de exercício regular e de uma alimentação cuidada.

Porém, qualquer dor fora do normal, devido à sua intensidade ou localização deve ser alvo de atenção médica. Além disso, deve consultar o seu médico sempre que a dor abdominal seja acompanhada de outros sintomas, como febre, visão turva ou sangramento vaginal.

Sair da versão mobile